Até novembro deverá se consolidada a versão 2.0 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping), em processo de consulta pública no portal www.governoeletrônico.gov.br. As sugestões deverão ser encaminhada até o dia 17 de outubro, através de formulário eletrônico disponível no endereço da consulta pública, por correio eletrônico, fax ou carta endereçada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.
Durante o mês de setembro serão realizadas audiências públicas com gestores da área de tecnologia dos governos federal e estaduais, universidades, empresas de tecnologia da informação e demais interessados em contribuir com o desenvolvimento da arquitetura.
O objetivo é colher subsídios para a publicação da nova versão do e-Ping. Novas especificações técnicas e melhorias nas áreas de conexões, segurança, meios de acesso, intercâmbio de informações e integração para governo eletrônico foram algumas das mudanças introduzidas na versão atual do e-Ping.
A arquitetura e-PING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. Essa arquitetura possibilita que mesmo os sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, esse padrão possibilita um fluxo contínuo de informações por meios eletrônicos que tornam os serviços públicos mais ágeis e mais fáceis de serem utilizados pelos cidadãos.
O Catálogo de Padrões de Dado (CPD) também está em fase de consulta pública. O CPD padroniza o formato e tamanho dos dados trocados entre os órgãos. Esses padrões integram a arquitetura e-PING e buscam facilitar o intercâmbio de informações. O documento também está disponível no site www.governoeletrônico.gov.br.