A Sony decidiu recuperar o terreno perdido para a Amazon.com no mercado de livro eletrônico com o lançamento de um leitor sem fio de e-book com capacidade de baixar livros, jornais e outros materiais de leitura da internet. Com tela sensível ao toque (touch-screen) de 7 polegadas, o dispositivo será comercializado nos Estados Unidos pela operadora AT&T, ao preço de US$ 399. O preço é US$ 100 mais caro que o Kindle da Amazon, que tem tela touch-screen de 6 polegadas.
Batizado de Reader Daily Edition, o novo dispositivo vai estar no mercado em dezembro, segundo afirmaram executivos da Sony nesta terça-feira, 25, durante evento de lançamento na Biblioteca Pública de Nova York.
A fabricante japonesa disse que espera que o preço do aparelho, as promoções com o Google e as bibliotecas dos Estados Unidos, além do suporte ao padrão para livros eletrônicos Epub, vai permitir-lhe recuperar mercado. A Sony também enfatiza a acessibilidade, a possibilidade de escolha pelo usuário de 1 milhão de títulos e um modelo de acesso aberto, "em vez de sistema proprietário do Kindle", como características que devem contribuir para o sucesso do aparelho no mercado.
A primeira versão do Reader Daily Edition foi lançada no Japão em 2005 e a Sony foi a primeira a comercializar o e-book nos Estados Unidos, em 2006. Mas o Kindle tem obtido surpreendente sucesso desde que sua primeira versão foi lançada há dois anos. A Amazon oferece agora um dispositivo de US$ 299 e a versão com tela grande voltada para visualização de jornais é vendida por US$ 489.
A Sony informou também que está negociando acordos com editoras de jornais e revistas para que, quando for lançado em dezembro, o dispositivo possa oferecer outros conteúdos digitais através de uma ligação móvel 3G.
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