As vendas de impressoras, copiadoras e multifuncionais caíram 20,2% no primeiro semestre na comparação com mesmo período do ano passado. De acordo com o Gartner, nos primeiros seis meses deste ano foram vendidas 51,3 milhões de unidades das três categorias, enquanto no período entre janeiro e junho do ano passado foram vendidas 64,2 milhões.
Segundo a consultoria, não houve nenhuma região que escapou do declínio nas vendas, sendo que a América Latina, Oriente Médio e regiões emergentes da Europa foram as que mais sofreram, com recuos de 22,9%, 28% e 41,8%, respectivamente.
O Gartner também calcula que as vendas corporativas foram as que mais caíram, com um volume de comercilaização 25% menor do que no primeiro semestre de 2008.
Lai-Ling Lam, analista sênior da consultoria, explica que a crise econômica fez com que a maioria das empresas congelasse seus gastos com novos equipamentos e revisse suas necessidades de impressão, o que pode trazer mudanças de longo prazo para o mercado de impressoras. O movimento, segundo Lam, também fará com que os fornecedores desses equipamentos pensem em formas alternativas de aumentar suas receitas, como serviços gerenciados.
- Reflexo da crise