CESAR e parceiros propõem estratégias para criação de políticas públicas para IoT no Brasil

0

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), em parceria com o TecnoPuc, parque científico e tecnológico da PUC do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), a Porto Marinho e o CIFS, um think tank dinamarquês, lançaram o PoETAS.IT (Políticas e Estratégias para Tecnologias, Aplicações e Serviços para a Internet de Tudo), documento consolidado com uma série de estratégias para políticas públicas para o incentivo à difusão da Internet das Coisas no Brasil.

O material é fundamentado em diversos estudos dentro e fora do país, e apresenta como possíveis estratégias uma lista de dimensões de atuação pública para que a Internet das Coisas seja amplamente difundida e mais ricamente explorada.  O consórcio também aborda os impactos da IoT na economia, no dia a dia da sociedade e principalmente no setor produtivo brasileiro. Para se ter uma ideia da dimensão e importância do assunto, estima-se que a IoT irá gerar até 2025 um impacto de mais de US$ 11 trilhões na economia mundial.

"Acreditamos que a riqueza de conhecimento e diversidade do time que construiu o PoETAS.IT confere ao documento respaldo para que seja um norte estratégico para a criação de políticas públicas para a Internet das Coisas no Brasil", ressalta Eduardo Peixoto, executivo chefe de negócios do CESAR.

Ao iniciar os trabalhos de elaboração desta proposta, a equipe do PoETAS.IT procurou avaliar o que já existia em termos de políticas públicas de impacto econômico desenvolvidas nos últimos anos no Brasil e no mundo, para entender, do ponto de vista da economia global e crescimento sustentável, o fenômeno e os impactos potenciais da Internet das Coisas. Este levantamento inicial foi a base e um dos principais elementos para tornar possível a definição de uma visão estratégica para a implantação e difusão da IoT no Brasil.

IoT em serviços

Segundo o IBGE, o setor de serviços representa 72% do PIB nacional. Diante deste cenário, o setor desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento de diversos segmentos econômicos de todo o Brasil. "Os serviços são parcelas crescentes do valor adicionado aos bens manufaturados. Vemos o quanto a indústria e os serviços são complementares e se beneficiam um do outro. Mercados em rede para mobilidade pessoal, baseada em automóveis de terceiros como o Uber, é um exemplo disso. E o PoETAS.IT traz então, um novo olhar sobre a importância deste setor e suas transformações para a economia". completa Peixoto.

Com a Internet das Coisas, novas e lucrativas oportunidades também surgem no mercado, como as startups. Segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiros de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o faturamento de empresas apoiadas por incubadoras já ultrapassa R$ 15 bilhões anuais. O setor ainda gera cerca de 55 mil empregos diretos. O mercado é considerado bastante promissor pela diversificada cadeia que fomenta, além das oportunidades de produtos, serviços e soluções que apresenta.

"Vemos que há muitos novos negócios quando falamos em internet das coisas, principalmente se alinharmos às políticas públicas. Há muito tempo já se discute o fomento das indústrias, mas neste documento se aborda o setor de serviços como locomotiva da economia. O momento atual é muito propício para a mobilização do assunto, que deve envolver não só os setores público e privado, mas também os hubs de inovação e universidades", comenta Peixoto.

O PoETAS.IT foi concebido sob licença creative commons, ou seja, desde sua concepção foi pensado para ser um documento aberto à sociedade para que possa evoluir e ser implementado por qualquer cidade ou país do mundo. O material se encontra no link http://cesar.org.br/poetas.it/visionstatement e qualquer pessoa ou instituição pode enviar sugestões de melhoria ou complementação. "É um documento vivo. Esperamos que colaborativamente a própria sociedade possa se envolver no assunto, e definir juntamente com os integrantes do consórcio, estratégias de políticas públicas que beneficiem o Brasil e o coloquem no mesmo passo de potências de primeiro mundo no que se trata de IoT, mas respeitando as peculiaridades e contexto inerentes ao nosso país." finaliza Peixoto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.