Monitoramentos mais eficazes para a transformação diigital

0

Um levantamento realizado pela Forrester, empresa americana de pesquisas de mercado, concluiu que, até 2020, o mundo digital vai impactar mais da metade da receita das organizações. O fato é que a revolução digital gerou uma nova forma de fazer negócios. Vivemos hoje uma realidade em que as empresas não devem apenas se colocar como vendedoras de produtos e serviços, mas, sim, oferecer experiências positivas para seus clientes e se adaptar a tecnologias, conceitos e canais de comunicação que até pouco tempo atrás eram inexistentes, como as redes sociais, Cloud Computing, Mobilidade, Big Data e Internet das Coisas.

Para proporcionar uma experiência favorável e que traga a fidelização do público-alvo, as corporações precisam apressar a busca pela transformação digital se quiserem incrementar seu retorno financeiro. Essa mudança é um processo complexo que envolve infraestrutura e investimentos. Muitas empresas ainda não se deram conta do que é necessário para que isso ocorra e não estão preparadas para a transformação. Além disso, é importante levar em consideração que as alterações devem acontecer também conceitualmente, na forma de pensar, e não apenas na estrutura.

Na Internet, o primeiro e um dos mais importantes passos para a adequação ao mundo digital ideal é a implementação de algumas soluções. O Monitoramento de Aplicações, que rastreia transações e identifica problemas de usuários, o Monitoramento Sintético, que captura a experiência do internauta com aplicações Web 2.0, o Monitoramento de Falhas, que detecta e isola automaticamente os problemas de performance, e o Monitoramento da Experiência do Usuário, que fornece relatórios detalhados para as atividades que causaram quedas, são alguns exemplos de soluções que deveriam ser adotadas.

Além do investimento financeiro necessário, é recomendável que as organizações consolidem parcerias. O nível de abrangência dos diversos canais utilizados pelos usuários é muito alto e deixar a responsabilidade apenas para um funcionário da corporação pode atrasar o processo. A transformação digital requer trabalho em equipe.

É importante lembrar ainda que a interação com os diversos públicos de interesse da organização precisa ser modificada para se adaptar ao mundo digital. A tecnologia deve ser totalmente centralizada em quem utiliza o sistema. Experiências digitais na esfera mundial dependem  do engajamento com o cliente, de um trabalho pensado no que acontece com ele e na total integração da Tecnologia da Informação. Acima de tudo, deve haver um forte sistema analítico que propicie a tomada de decisões mais assertivas.

Para se preparar para a transformação digital, as empresas devem fazer um estudo técnico, definir um orçamento e envolver os seus principais executivos e colaboradores. Com o embasamento e a colaboração de todos, é possível concluir quais são as necessidades mais urgentes e que tipo de solução é a mais viável para ser implementada. A redução de custos e de problemas certamente será instantânea.

Roberto de Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.