Profissionais reconhecem que falta de treinamento compromete adesão à gestão de processos

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Investir em treinamento em BPM (Business Process Management) e contratar especialistas é um fator determinante para o sucesso da implementação da gestão de processos de negócio. Nada menos do que 96,5% dos especialistas em BPM concordam com essa afirmação – dos quais 72,6% plenamente e 23,9% parcialmente.

Além disso, 50,4% apontam que a etapa mais crítica na implementação do BPM é a implantação de melhorias. O segundo maior grupo, com 13,3%, afirma ser mais difícil identificar uma questão crítica que impulsione o início da mudança para gestão voltada a processos.

Essas são algumas das principais constatações da recente pesquisa realizada pela analista de qualidade da SML Brasil, Bruna Amaral, em seu trabalho de conclusão de curso de Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Foram ouvidos, no total, 113 especialistas em BPM, dos quais 82% correspondem a profissionais que possuem certificação CBPP (Certified Business Process Professional), emitida pela ABPMP (Association of Business Proccess Management Professionals).

Outro dado interessante diz respeito à necessidade de apoio da alta administração para o sucesso da implementação, fator sobre o qual todos os especialistas concordaram.

Para 93%, a alta administração deveria controlar mensalmente os indicadores de gestão relativos à implementação de BPM, como também exigir planos de ação robustos para sanar as dificuldades e corrigir as rotas.

Para elaborar as 42 perguntas da pesquisa, relacionadas aos fatores críticos que mais interferem na implementação de BPM, Bruna Amaral consultou mais de 1.000 títulos bibliográficos e validou as questões com outros especialistas da área.

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