Com a aceleração da digitalização em diferentes setores da economia, a Visa, por meio da consultoria – Visa Consulting & Analytics (VCA), lança a Solução de Aquisição Digital. O serviço ajuda emissores a tomarem a melhor decisão no momento de aprovação de cartões de crédito pela internet.
Desenvolvida para otimizar tempo e recursos dos emissores, além de atrair novos clientes e permitir que ofereçam o produto adequado a cada perfil de consumidor, a plataforma aprimora a experiência na jornada de aquisição do cartão. O que antes era feito presencialmente e demandava deslocamento, tempo em fila e atendimento do cliente na agência física, agora leva poucos minutos online. Da mesma forma, o tempo de validação de uma proposta feita na agência, que levava cerca de um mês, passa a ser concluída em algumas horas no ambiente digital.
Para viabilizar a solução, a Visa conta com diferentes fornecedores, que trabalham de forma colaborativa, para auxiliar os emissores na análise de risco e autenticação dos pedidos solicitados no ambiente digital. A plataforma reúne grandes players, conectando-os a uma API única que acelera o tempo de execução de tarefas.
"Para a Visa, o projeto é uma forma tangível de mostrar que nosso principal objetivo é apoiar nossos parceiros e consumidores, melhorando sua experiência na aquisição e uso de meios eletrônicos de pagamento. Uma organização capaz de agregar parceiros, trabalhar em equipe, customizar projetos com base na necessidade de cada parceiro e, por fim, entregar o que ele precisa. A inovação representa um grande passo de nossa atuação junto aos parceiros, de maneira muito mais ampla, integrada e customizada", complementa Rodrigo Santoro, diretor executivo da Visa Consulting e Analytics para América Latina e Caribe (VCA).
Baseada em inteligência de dados, a Solução de Aquisição Digital utiliza Inteligência Artificial (IA) e Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR – Optical Character Recognition, em inglês) para validar que o solicitante da credencial de pagamento é a pessoa que se diz ser do outro lado da tela. O serviço exige, por exemplo, que o solicitante faça uma selfie no momento do cadastro do pedido, além de enviar documento oficial com foto. Com isso, é possível cruzar a imagem capturada e os dados registrados com a documentação informada. Além de automatizar processos, a combinação destas ferramentas intensifica o uso de analytics, aumentando significativamente o nível de assertividade das informações avaliadas e agindo diretamente no combate a fraudes.