Fundação NTT DATA se junta ao desafio do BID Lab para reduzir a discriminação e preconceito com IA

0

O laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), no âmbito da iniciativa fAIr LAC, lançou o desafio de inovação aberta, "Gênero e Inteligência Artificial", para identificar, pilotar e acelerar soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial (IA) que contribuam para reduzir o preconceito e a discriminação por sexo e gênero. E a Fundação NTT DATA se está se juntando a esse desafio. 

A iniciativa busca promover a incorporação integral das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, especialmente aquelas de comunidades vulneráveis e marginalizadas. O projeto também tem como objetivo estimular os ecossistemas de inovação e empreendedorismo da América Latina e Caribe a promover o uso da ferramenta de autoavaliação ética 3S, desenvolvida pela fAIr LAC para gerar maior conscientização, conhecimento e habilidades sobre a IA socialmente responsável. Nesse sentido, a Fundação NTT DATA contribuirá com toda sua expertise e conhecimento por meio de mentoria e suporte especializado de especialistas da empresa para os selecionados. 

O desafio é direcionado a startups com modelos prontos para implementar, pequenas e médias empresas, organizações da sociedade civil, empresas sociais, corporações, centros de pesquisa, instituições acadêmicas e entidades com especialização e conhecimento em inteligência artificial, entre outros participantes. As soluções propostas devem ser de natureza inovadora e basear-se no desenvolvimento da IA como meio de reduzir as diferenças, preconceitos e discriminação por motivos de sexo e gênero. Da mesma forma, devem promover a inclusão social e econômica de grupos em situação de pobreza ou vulnerabilidade da América Latina e Caribe e estar focadas em qualquer uma das seguintes áreas: Saúde e Bem-Estar Social, Educação, Talento e Emprego, Inclusão Financeira entre outras áreas. 

"É um orgulho poder acompanhar o BID Lab nesta iniciativa que põe a tecnologia a serviço das pessoas, da igualdade, das melhores oportunidades. É uma forma muito importante para contribuir para a criação de uma sociedade mais justa e equitativa," afirma Karla Alarcon, diretora da Fundação NTT DATA. 

O desafio estabelece duas categorias de participação, dependendo do local do registro legal da iniciativa participante, que permitirá obter apoio financeiro ou menção honrosa e a possibilidade de ser incluído na rede de inovadores globais do BID Lab para desenvolver oportunidades de intercâmbio de conhecimento e difundir a solução inovadora. 

As inscrições estarão abertas até 31 de agosto de 2022. As propostas selecionadas serão anunciadas durante o mês de novembro de 2022. 

Para obter mais informações, acesse: Link 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.