O laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), no âmbito da iniciativa fAIr LAC, lançou o desafio de inovação aberta, "Gênero e Inteligência Artificial", para identificar, pilotar e acelerar soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial (IA) que contribuam para reduzir o preconceito e a discriminação por sexo e gênero. E a Fundação NTT DATA se está se juntando a esse desafio.
A iniciativa busca promover a incorporação integral das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, especialmente aquelas de comunidades vulneráveis e marginalizadas. O projeto também tem como objetivo estimular os ecossistemas de inovação e empreendedorismo da América Latina e Caribe a promover o uso da ferramenta de autoavaliação ética 3S, desenvolvida pela fAIr LAC para gerar maior conscientização, conhecimento e habilidades sobre a IA socialmente responsável. Nesse sentido, a Fundação NTT DATA contribuirá com toda sua expertise e conhecimento por meio de mentoria e suporte especializado de especialistas da empresa para os selecionados.
O desafio é direcionado a startups com modelos prontos para implementar, pequenas e médias empresas, organizações da sociedade civil, empresas sociais, corporações, centros de pesquisa, instituições acadêmicas e entidades com especialização e conhecimento em inteligência artificial, entre outros participantes. As soluções propostas devem ser de natureza inovadora e basear-se no desenvolvimento da IA como meio de reduzir as diferenças, preconceitos e discriminação por motivos de sexo e gênero. Da mesma forma, devem promover a inclusão social e econômica de grupos em situação de pobreza ou vulnerabilidade da América Latina e Caribe e estar focadas em qualquer uma das seguintes áreas: Saúde e Bem-Estar Social, Educação, Talento e Emprego, Inclusão Financeira entre outras áreas.
"É um orgulho poder acompanhar o BID Lab nesta iniciativa que põe a tecnologia a serviço das pessoas, da igualdade, das melhores oportunidades. É uma forma muito importante para contribuir para a criação de uma sociedade mais justa e equitativa," afirma Karla Alarcon, diretora da Fundação NTT DATA.
O desafio estabelece duas categorias de participação, dependendo do local do registro legal da iniciativa participante, que permitirá obter apoio financeiro ou menção honrosa e a possibilidade de ser incluído na rede de inovadores globais do BID Lab para desenvolver oportunidades de intercâmbio de conhecimento e difundir a solução inovadora.
As inscrições estarão abertas até 31 de agosto de 2022. As propostas selecionadas serão anunciadas durante o mês de novembro de 2022.
Para obter mais informações, acesse: Link