AWS cria programas de capacitação para profissionais de startups e mulheres negras

0

A Amazon Web Service (AWS) dá dois novos passos importantes na estrada da capacitação de profissionais em nuvem pública. Esta semana, a empresa anunciou parceria com o Sebrae Startups e com o governo federal, para a formação gratuita de profissionais ligados às startups e para mulheres negras participantes do programa Bolsa Família.

Com o Sebrae Startups, plataforma de iniciativas voltadas para startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a empresa espera capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups do País. O objetivo é desenvolver o conhecimento técnico, promover o acesso à formação profissional em tecnologia e ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups de diferentes setores, além de apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor. As inscrições para a capacitação podem ser feitas a partir de hoje no portal da AWS e Sebrae Startups.

A abertura das inscrições foi anunciada durante o Startup Summit, evento realizado pelo Sebrae Startups em Florianópolis (SC), e será seguida de treinamentos presenciais para 400 startups presentes no evento, que foram previamente selecionadas no Programa 1K+, que está conectando estas empresas com corporates, gestoras de venture capital e missões internacionais.

O treinamento terá conteúdos AWS que também serão oferecidos online: Escale sua startup com aplicações modernas e Inteligência artificial generativa e machine learning para startups. Segundo dados da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, haverá um déficit de 530 mil profissionais de TI no Brasil até 2025.

A colaboração entre a AWS e o Sebrae Startups visa desenvolver conhecimento técnico para profissionais de startups brasileiras de diversos segmentos, oferecendo além de capacitação, sessões de mentoria com especialistas. O projeto, que conta com diversas etapas até dezembro de 2024, começa em setembro deste ano com uma sessão informativa e tem o início das aulas programado para outubro. O curso conta com temáticas de conceitos introdutórios de computação em nuvem até módulos que abordam os benefícios do uso da nuvem, segurança e modelos de serviço. É indicado a todos os colaboradores das startups e empreendedores interessados em entrar no setor.

Os participantes também terão acesso ao programa AWS Activate, com orientação personalizada, ferramentas, recursos, modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos e suporte especializado gratuitos. Os benefícios incluem mais de 40 modelos de solução para criar e implantar produtos, dicas selecionadas por especialistas da AWS para necessidades comerciais específicas, técnicas e treinamento em práticas recomendadas do Aprenda com a AWS.

Entre cursos pagos e gratuitos, a AWS já capacitou mais de 500 mil pessoas no Brasil e 1.2 milhão de pessoas na América Latina desde 2017.

Já a parceria com o governo federal foi estabelecida por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O acordo prevê a capacitação profissional de mulheres negras beneficiárias do Bolsa Família, com o objetivo de impactar 500 mulheres até 2025.

As vagas integram o treinamento Talento na Nuvem, uma iniciativa da AWS e da Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, para capacitar gratuitamente 80 mil pessoas no Brasil entre 2023 a 2025. O programa em colaboração com o MDS vai começar este ano com um projeto piloto contemplando 50 mulheres negras, com idade entre 18 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora e Recife. As selecionadas irão passar por um curso de nivelamento digital 100% presencial antes do início das aulas de computação em nuvem. Todas as despesas de transporte e alimentação serão custeadas pela AWS e Nexa.

Após o nivelamento digital, as participantes vão receber a formação Talento Cloud Pro, oferecido pela Proz Educação, escola de capacitação profissional. O treinamento de 300 horas inclui introdução à programação, habilidades socioemocionais e o curso AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS. Além disso, haverá a capacitação no uso do Amazon CodeWhisperer, ferramenta de programação da AWS baseada em inteligência artificial generativa que ajuda a melhorar a produtividade dos desenvolvedores. O programa ainda prevê a preparação para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS.

As estudantes que concluírem o curso serão conectadas a vagas de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Nexa, por meio de feiras de carreira e de uma plataforma digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.