A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado realiza audiência publica nesta segunda-feira, 28, para debater a política de telecomunicações brasileira. O painel, intitulado "Telecomunicações, acessibilidade, TICs e Inovação", é o sétimo de uma série de discussões promovidas pelo colegiado para tratar dos problemas setoriais de infraestrutura no país.
Um dos assuntos a serem tratados é o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em diversas áreas, tais como financeira, bancária, educação, segurança, como forma de incrementar a produtividade de tais setores.
Na área da educação, por exemplo, as TICs podem permitir que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de bons colégios ou faculdades. Ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais, vários segmentos podem ser beneficiados. Com o uso de TICs pode-se esperar um aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, tornando possível o estudo em casa, em uma biblioteca ou até mesmo no local de trabalho no horário mais conveniente ao aluno.
Foram convidados a participar do debate o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), embaixador Ronaldo Mota Sardenberg; o presidente-executivo da Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), Luiz Cuza; o presidente do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV), Luis Schymura; e o ex-diretor da Anatel e presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente. As informações são da Agência Senado.
- Infraestrutura em debate