Estados Unidos e China chegam a acordo sobre ciberespionagem

1

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira, 25, após reunião com o presidente da China, Xi Jinping, na Casa Branca, que os dois países chegaram a um acordo preliminar em relação à cibersegurança, uma das questões mais sensíveis entre as duas potências, a fim de manter um "diálogo conjunto de alto nível para combater o cibercrime e questões relacionadas".

Obama afirmou em coletiva de imprensa que "levantou preocupações muito sérias sobre o aumento das ameaças cibernéticas contra empresas e cidadãos americanos" com o presidente chinês, salientando que "isso tem que parar". O presidente americano declarou ainda que não discutiu as alegações de qualquer incidente hacker específico com Jinping e que ambos concordaram que "nenhum dos governos irá realizar ou apoiar o roubo de propriedade intelectual, incluindo segredos comerciais ou outras informações confidenciais de negócios para obter vantagens comerciais".

Quanto à possibilidade de sanções, tanto contra indivíduos, empresas ou estatais, ele disse: "Vamos aplicar essas, e quaisquer outras ferramentas que temos para ir atrás de cibercriminosos, tanto retrospectivamente como prospectivamente."

Em visita oficial aos EUA com o objetivo estreitar e destacar os benefícios de relações comerciais entre os dois países, o presidente chinês, na quarta-feira, 23, em reunião com líderes empresariais em Seattle, também buscou aplacar as preocupações dos mesmos, principalmente sobre o acesso ao mercado chinês e a questões relacionadas à propriedade intelectual. Entre os presentes estavam Satya Nadella, da Microsoft, Tim Cook, da Apple, Jeff Bezos, da Amazon.com, e John Chambers, da Cisco Systems. Com informações de agências de notícias internacionais.

1 COMENTÁRIO

  1. É profundamente decepcionante os presidentes de dois dos mais influentes países do mundo afirmarem que "nenhum dos governos irá realizar ou apoiar o roubo de propriedade intelectual", como se isso fosse bondade e não obrigação!!! Roubo é roubo, não pode ser motivo de negociação!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.