Nokia lança plataforma de automação de data centers projetada para a era da IA

0

A transformação digital e o surgimento de aplicativos de inteligência artificial (IA), juntamente com a escassez de mão de obra qualificada e lacunas de habilidades nos data centers, estão levando webscalers, empresas e provedores de serviços a ampliar e adaptar suas infraestruturas de data center para atender à demanda exponencial e aos requisitos de carga de trabalho em constante mudança.

À medida que as cargas de trabalho mais críticas migram para a nuvem, as interrupções nos serviços de nuvem podem ter implicações econômicas, sociais e de segurança significativas. Aumentar a automação nas operações de nuvem e rede é essencial para responder à demanda e, ao mesmo tempo, reduzir as interrupções de serviço.

Com o objetivo de reduzir a zero o erro humano nas operações de rede, a Nokia lançou, nesta quarta-feira, 25, a plataforma Event-Driven Automation (EDA), projetada para a era da Inteligência Artificial (IA).

Segundo a empresa, a ferramenta EDA eleva o nível das operações de rede de data centers com uma abordagem moderna baseada em Kubernetes para fornecer uma gestão de ciclo de vida altamente confiável, simplificada e adaptável para redes de data centers.

Um dos destaques EDA, de acordo com a Nokia é reduzir as interrupções de rede e o tempo de inatividade dos aplicativos, ao mesmo tempo em que diminui o esforço operacional em até 40%.

A nova plataforma de automação de infraestrutura da Nokia foi projetada para superar essas barreiras, oferecendo um novo caminho para enfrentar os principais desafios no ambiente atual de redes de data centers.

O risco de erro humano e o consequente tempo de inatividade da rede são mitigados por meio do gêmeo digital integrado da Nokia EDA, pontos de verificação pré e pós-implantação, capacidade de observação multidimensional altamente responsiva e uma metodologia robusta de CI/CD com controle de revisão.

A simplicidade nas operações é possível graças à automação declarativa baseada em intenções, assistência de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e uma abordagem low-code/no-code para criar painéis personalizados. O Nokia EDA se integra facilmente a ambientes de vários fornecedores e domínios com suporte para uma ampla variedade de sistemas de gerenciamento de serviços de TI, sistemas de notificação de eventos e plataformas de gerenciamento de nuvem.

Como uma plataforma de software moderna, a Nokia EDA se baseia no Kubernetes, um ambiente de automação e orquestração em nuvem com milhões de usuários em todo o mundo, para sua arquitetura de microsserviços baseada em nuvem.

A plataforma adota os conceitos do Kubernetes para trazer uma abordagem baseada em intenções, orientada por eventos e declarativa para a automação de redes, complementando-a com transações em toda a rede. Além disso, aproveitando o modelo de recursos, APIs e cadeia de ferramentas do Kubernetes, a Nokia EDA permite que os recursos de rede sejam facilmente consumidos da mesma forma que outras aplicações de data centers.

A Nokia EDA está disponível por meio de modelos de assinatura "as-a-service" locais ou em nuvem. A loja de aplicativos da EDA, com uma abordagem inspirada na nuvem, permite que as operadoras personalizem facilmente seu ambiente de automação.

A nova plataforma da Nokia complementa o sistema operacional de rede Service Router (SR) Linux da empresa e seu amplo portfólio de plataformas de comutação e roteamento para fornecer a hyperscalers, organizações corporativas e webscalers acesso a redes de data centers totalmente modernizadas. Ao eliminar as barreiras de adoção da automação nos data centers, a Nokia EDA inaugura uma nova era de gerenciamento de ciclo de vida altamente confiável, simplificado e adaptável para redes de data centers projetadas para um mundo impulsionado por IA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.