A Genesys Telecommunications Laboratories, subsidiária da Alcatel e provedora de soluções para contact centers, anunciou que a Microsoft implantou uma solução de telefonia e colaboração desenvolvida pelas duas empresas, que utiliza o Genesys Enterprise Telephony Software (GETS), alinhado ao Microsoft Office Live Communications Server 2005 e o cliente do Microsoft Office Communicator.
Segundo a empresa, a solução de colaboração tem como propósito oferecer novas capacidades de controle no desktop para usuários Microsoft, permitindo melhorar os processos, a disponibilidade de acesso e obtenção da informação. Além disso, amplia a funcionalidade de controle das ligações.
A Microsoft implantou a tecnologia para 40 mil posições em seu escritório central de Redmond, que abriga 20 mil usuários ativos. ?A utilização dessa solução nas instalações da Microsoft, unindo o GETS à nossa plataforma de colaboração em tempo real, tem gerado uma melhora na produtividade. A resposta dos usuários tem sido muito positiva?, afirma Marc Sanders, gerente sênior de produto de colaboração em tempo real da Microsoft.
O GETS, segundo a Genesys, permite a realização de chamadas através de um simples clique no mouse, de forma direta a partir de qualquer aplicação do pacote Microsoft Office, como Outlook, Excel, Word, entre outras. A tecnologia economiza o tempo geralmente gasto para iniciar os programas, encontrar os contatos, realizar as chamadas e organizar conferências telefônicas.
Com a plataforma, os usuários podem receber um alerta sobre chamadas que entram no ramal, através de uma janela (pop-up), na qual está identificado o nome de quem está ligando. Também é possível receber um e-mail notificando todas as chamadas perdidas, desviar as ligações para outros telefones (celulares, particulares etc.), assim como acessar ferramentas avançadas de telefonia do próprio computador, realizando o reenvio de chamadas, as transferências e os avisos de ocupado (do not disturb), entre outras funcionalidades.
?Agora, as ferramentas-chaves para a comunicação diária: o telefone e o computador trabalham em conjunto para criar o único e mais eficiente ambiente de interação existente até agora?, diz Mathew Frazae, vice-presidente de Enterprise Solutions Group da Genesys.
Um dos benefícios mais importantes da solução, apontado por ele, é que ela permite às empresas potencializar a capacidade de sua infra-estrutura de telefonia existente, seja trabalhando em um ambiente IP ou com tecnologia tradicional. ?A possibilidade do GETS em operar com todas as plataformas de telefonia, como IP e PABXs permite que estas tecnologias convergentes de comunicação possam ser implementadas, utilizando a infra-estrutura atual, evitando, assim, grandes investimentos pelas empresas.?