Avon implanta sistema de BI e torna mais ágil a tomada de decisões

2

Transformar dados em informação gerencial para suportar o processo de tomada de decisão e alinhá-lo com os objetivos estratégicos da companhia. Estes foram os principais objetivos que levaram a Avon Brasil, fabricante de cosméticos que possui mais de 1 milhão de revendedoras e fatura cerca de cem mil pedidos por dia, a investir em um projeto de business intelligence (BI) utilizando a plataforma da MicroStrategy.

O projeto, que durou cerca de 18 meses, já está repercutindo nos resultados operacionais da empresa, segundo diretora de TI da subsidiária brasileira, Andréa Pereira. fabricante de cosméticos que possui mais de 1 milhão de revendedoras e fatura cerca de cem mil pedidos por dia, a investir em um projeto de business intelligence (BI) utilizando a plataforma da MicroStrategy.

O projeto, que durou cerca de 18 meses, já está repercutindo nos resultados operacionais da empresa, segundo diretora de TI da subsidiária brasileira, Andréa Pereira. Entre eles, a executiva cita a integração das informações provenientes de diversas áreas, a análise mais profunda e complexa dos dados, maior agilidade na tomada de decisões, e credibilidade e confiabilidade nos relatórios gerados.

Segundo a diretora, antes da implantação do BI o processo de tomada de decisão era baseado em experiências e não em fatos concretos. Além disso, não existia um gerenciamento e uma apuração minuciosa das informações, que por serem originadas de diversas fontes muitas vezes eram conflitantes. A proposta do projeto, conforme explica Andréa, foi desenvolver um data warehouse para facilitar a análise dos principais indicadores-chave de desempenho do negócio (KPIs, na sigla em inglês), a partir de um ponto de vista macro, chegando a uma perspectiva detalhada. E também identificar oportunidades de negócios, monitorar estratégias e ações e promover mudança de cultura.

?O nosso objetivo era analisar cada vez mais esses dados estratégicos e criar vantagens competitivas. Como resultado podemos citar a criação de relatórios que permitem à área de marketing ter acesso a dados referentes a cada campanha em específico, de acordo inclusive com a segmentação de revendedoras, e ainda, avaliar o comportamento das vendas por região ou por idade do consumidor, permitindo a criação de ações mais efetivas. Foi possível ainda desenvolver um perfil mais analítico do usuário?, enfatiza Andréa.

O projeto de BI na Avon é de alta complexidade, devido ao grande volume de dados envolvido. A companhia realiza cerca de 19 campanhas por ano, sendo uma campanha nova a cada 13 dias, 4 mil produtos ofertados por campanha, 20 mil produtos cadastrados, 3 milhões de revendedoras cadastradas, mais de 1 milhão de revendedoras ativas e 15 milhões de consumidores atingidos por campanha.

Além disso, para conhecer as necessidades que determinariam o escopo do projeto, foram envolvidas as áreas de marketing, vendas, supply chain e finanças, totalizando 24 departamentos. No entanto, o foco mais detalhado foi direcionado a marketing, vendas e planejamento de demanda. A equipe de negócios conduziu entrevistas com cerca de 43 usuários para desenvolvimento dos templates (gabaritos) de acordo com o nível dos cargos, identificar indicadores, dimensões e o plano de substituição do sistema fonte e definir a arquitetura de aplicação e de infra-estrutura.

Andréa ressalta que o envolvimento das áreas de negócios foi fundamental para o sucesso do projeto, que também exigiu a criação de duas novas áreas dentro da estrutura organizacional de TI: uma de arquitetura de dados em TI e outra específica de BI para atuar exclusivamente na entrega das informações. ?O apoio de uma consultoria especializada, treinamento customizado e comprometimento do time foram fundamentais para o sucesso do projeto?, diz ela.

A diretora de TI da Avon diz que a escolha da MicroStrategy aconteceu após diversas visitas dos líderes de negócios e TI a empresas de diversos segmentos, que utilizavam as mais variadas tecnologias e possuíam diferente estruturas de equipe de BI. ?O fato de a ferramenta estar homologada e ser utilizada pela TI global da companhia e a oportunidade de compartilhamento de ambiente com outros países também foram pontos a favor. Além de atender ainda aos requisitos dos nossos usuários quanto às funcionalidades, segurança e ser totalmente recomendada para altos volumes de dados?, finaliza Andréa.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.