Cerca de 1,4 bilhão de quilowatts de energia economizados por meio de estratégias de design de desktops e notebooks, 50% de redução na quantidade de papel e plástico utilizados nas embalagens de impressoras, 100 mil toneladas de plásticos reciclados na fabricação de novos produtos de impressão, 10 mil servidores reciclados e 151 mil toneladas de hardware e suprimentos recuperados para reciclagem e recomercialização. Estes foram alguns dos resultados obtidos pela HP Brasil com seu programa de sustentabilidade ambiental, que neste ano aparece como a quinta no ranking da Interbrand como a marca mais sustentável do mundo.
Os números foram apresentados pelo diretor de operações e sustentabilidade da HP Brasil, Kami Saidi, durante palestra nesta terça-feira, 25, no Fórum Green Tech, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações. O executivo abordou o tema “Criação de valor com TI sustentável” e utilizou o programa da própria empresa para mostrar como a TI e a adoção de políticas de sustentabilidade ambiental podem contribuir para amenizar as mudanças climáticas no planeta e, ao mesmo tempo, proporcionar crescimento, maior produtividade, diferenciação competitiva e inovações, entre outros benefícios. Ele cita um estudo do Gartner o qual mostra que o setor de TI hoje responde por apenas 2% das emissões globais de gases de efeito estufa e também contribui para reduzir as emissões do restante da economia.
Entre os principais aspectos em que a tecnologia da informação pode colaborar na direção de negócios sustentáveis, Saidi cita a redução do consumo de energia e emissão de carbono, a substituição de processos com intensa emissão de carbono por processos de baixo carbono e a possibilidade de habilitar o gerenciamento de uma economia de baixo carbono.
O executivo diz que os objetivos do programa de sustentabilidade ambiental da HP Brasil são atender a demanda crescente dos clientes por TI verde e as legislações governamentais, além de capturar valor. Para isso, Saidi conta que a companhia criou uma estrutura que incluiu desde um comitê de governança para sustentabilidade, a estratégia de comunicação, a infraestrutura de TI até a coleta de produtos. O papel do comitê é gerenciar as questões envolvendo conformidade, o posicionamento ambiental da marca, o engajamento dos acionistas, educação e acesso ao mercado.
Paralelamente a essa estrutura, a HP Brasil criou mais de 50 centros de serviço ao cliente e 55 HP Stores que são responsáveis pela logística reversa e a reciclagem de baterias, hardware e suprimentos. Em 2009, a empresa também montou o primeiro centro de reciclagem de cartuchos na América Latina com capacidade para processar 1,2 milhão de cartuchos ano, provenientes do programa de coleta de cartuchos e das operações industriais da HP. Ela desenvolveu ainda o projeto “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental” em parceria com o Instituto Akatu, que atende 2 mil alunos de escolas públicas.