O Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, registrou 175 mil aplicativos de alto risco de segurança em setembro. O volume é 288% superior à previsão inicial de 45 mil apps maliciosos para este mês, segundo dados são do Relatório Geral de Segurança da Trend Micro.
Apenas 20% dos usuários de equipamentos com o software utilizaram um aplicativo de segurança, como programas de anti-vírus, no terceiro trimestre do ano. Ainda segundo o levantamento, essa prática auxilia o usuário no bloqueio de ataques, dado que a maioria dos aplicativos mal intencionados simulam ser apps conhecidos, escondendo códigos de roubo de dados e outras intervenções.
Como já era esperado, as novas ameaças utilizam ferramentas sofisticadas para disseminar malwares. Segundo a medição de páginas criadas por cibercriminosos para encontrar vulnerabilidades de máquinas, a página do Linkedin é uma dos alvos mais utilizados pelos criadores de ataques atingirem seus objetivos. O Paypal e o Facebook também aparecem na medição.
Além disso, o relatório ressaltou que máquinas de empresas e governo concentraram 76% dos ataques no terceiro trimestre. De acordo com a Trend Micro, isso acontece dada a importância dos dados e informações sigilosas concentradas nesses equipamentos.