Mais de 90% das compras do governo são feitas por pregão eletrônico

0

Seja nas compras de material, seja nas contratações de serviços comuns, o pregão eletrônico é responsável por 91% de tudo que é adquirido das empresas pelo governo federal. Do total de 21,4 mil processos finalizados de janeiro a setembro, 19,4 mil fora por pregão, de acordo com dados da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento.
"Essa é uma tendência em todos os órgãos da administração federal, que vem optando cada vez mais por esta forma de contratação, em razão de sua agilidade, número de participantes e transparência", afirma o diretor da SLTI, Carlos Henrique Moreira.
O diretor ressalta, ainda, a usabilidade do pregão eletrônico por meio do portal ComprasNet, desde a fase de cadastramento, etapa dos lances até o resultado. No momento, 352,1 mil empresas, de todos os portes, estão no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) da administração federal, segundo Moreira.
Essa habilitação é obrigatória para quem quer vender ao governo federal. A partir de janeiro, o sistema estará funcionando integralmente no ComprasNet, onde o interessado poderá preencher todas as informações requeridas.
Moreira adianta que a partir do ano que vem o Sebrae vai fazer uma campanha para cadastrar as micro e pequenas empresas que ainda não estão no Sicaf, trabalho que é resultado de um convênio firmado com o Ministério o Planejamento para ampliar a participação desses empreendedores nas compras governamentais.
"A entrada do Sebrae nesse esquema amplia as possibilidades dos pequenos negócios, pois temos interesse no seu crescimento", diz o gerente de políticas públicas da instituição, Bruno Quick.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.