Capgemini expande contrato de serviços de BPO com grupo Algar

0

A Capgemini anunciou nesta terça-feira, 25, a expansão do seu contrato de BPO (business process outsourcing) com o grupo Algar, que teve um incremento de mais 43 milhões de euros. O contrato original foi assinado em 2011, no valor de 31 milhões de euros, com duração de 13 anos — um dos mais longos contratos de BPO da indústria. A atualização amplia a cobertura para incluir as unidades de telecomunicações, negócios de tecnologia, além de suas entidades gestoras de participações.

Os serviços incluem finanças e contabilidade, procurement e recursos humanos, e serão prestados pelas unidades da Capgemini em Blumenau, em Santa Catarina, e Bangalore, na Índia, que atenderão 22 mil funcionários do grupo, com faturamento de US$ 18 bilhões em 2013, que tem negócios na área de telecomunicações, TI, agronegócio, turismo e serviços.

Segundo Mauricio Rocha Silva Lemos, coordenador de Governança do Centro de Soluções Corporativos (CSC) 70% dos serviços prestados são de finanças e contabilidade e 30% de recursos humanos. "Estamos muito satisfeitos com o progresso da Capgemini e da sua entrega consistente e abordagem colaborativa. Seus líderes qualificados, o respeito pela cultura do cliente e foco a resolução de problemas em BPO ter sido inigualável", diz Lemos, acrescentando que "a Capgemini tem nos ajudado a racionalizar os custos e centralizar nossas operações de BackOffice e apoiar nossa estratégia de crescimento".

O grupo Algar é um conglomerado brasileiro com 85 anos de história. Tem 25 mil funcionários e atende mais de 2 milhões de clientes em 75 locais diferentes no Brasil, e também na Colômbia, Argentina e Chile. "Cerca de 3 mil funcionários desses países são atendidos por outros provedores locais, por uma questão de exigência legais e governança", explica Lemos.

O CSC faz a coordenação de 15 provedores de outras especialidades, como área consultoria jurídica, de impostos, etc. Também faz a gestão das ferramentas de tecnologias utilizadas no contrato de BPO, como o ERP da Oracle; Hyperion em finanças; LG Sistemas em folha de pagamento; etc. Da Capgemini, usam a ferramenta de portais BP Open. "Os profissionais da Capgemini têm a expertise e as melhores práticas no uso dessas tecnologias."

"Nossa estratégia do uso de BPO permite que possamos nos dedicar ao nosso core business, mitigar riscos da operação e de impostos, ter processos estruturados e redução de custos", afirma Lemos.

Segundo Roberto Cerqueira, vice-presidente de BPO da Capgemini, 70% dos serviços prestados ao grupo Algar são feitos na unidade de Blumenau e o restante na Índia, dentro do conceito de "folow the sun". A unidade de BPO da empresa soma hoje cerca de 1.100 profissionais e, de acordo com ele, deve dobra de tamanho nos próximos dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.