Atos inaugura centro tecnológico que controlará sistemas de TI para a condução dos jogos da Rio-2016

0

A Atos, empresa francesa de serviços de TI, realizou nesta quarta-feira, 25, a abertura oficial do Centro de Operações Tecnológicas (TOC) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o qual irá monitorar e controlar os sistemas de TI responsáveis pela condução dos jogos, enviando os resultados à mídia mundial em tempo real, além de resolver eventuais incidentes durante a transmissão dos mesmos.

Sem revelar o valor investido nos sistemas e infraestrutura de tecnologia, a companhia apenas informa que, desde 1992, quando se tornou parceira mundial de TI para os Jogos Olímpicos, já aplicou centenas de milhões de dólares. Está será a primeira vez que parte do sistema de TI dos Jogos de Verão serão administrados em cloud. Também será a primeira vez que o TOC da cidade-sede será apoiado remotamente por um novo Centro Técnico de Operações de Tecnologia situado em Barcelona, na Espanha. O contrato da Atos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem duração até 2024.

Em fase de testes desde julho, o TOC passará ainda por mais dois testes, em março e maio do ano que vem, que simularão situações reais de transmissão dos jogos, para então, em 25 de julho, operar com capacidade total na gestão e monitoramento de tecnologia 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender mais de 4 bilhões de espectadores no mundo. Serão 37 locais de competições com infraestrutura de TI completa, 250 servidores e 80 sistemas diferentes e aplicações.

"O TOC é muito relevante aos negócios da Atos, visto que nos permite mostrar aos clientes toda nossa capacidade de entrega", declarou Yves Guillaumont, CEO da Atos na América do Sul, região em que a empresa alcança receitas anuais de 200 milhões de euros.

Outros parceiros tecnológicos envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016 incluem a EMC, Cisco, Symantec, Samsung, Panasonic, Embratel, Claro e Omega.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.