A sinceridade dos reviews no e-commerce é fundamental para gerar mais vendas, confiança e melhoria na reputação para garantir o sucesso dos negócios. Porém existem poucas lojas virtuais que se atentam a esta questão, já que a principal preocupação é ter o maior número de reviews, seja ele autêntico ou não, visto que muitos prezam mais pela quantidade, do que pela qualidade.
Durante a Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro, as opiniões verdadeiras sobre um determinado produto são fundamentais para aumentar as vendas no e-commerce e proporcionar uma boa experiência de compra para este cliente se tornar fiel a sua loja.
Por isso, o e-commerce precisa adotar algumas precauções para atender bem seus clientes e não cometer falhas, como por exemplo, garantir autenticidade e veracidade dos reviews. São por meio delas que os consumidores conseguem ter um parâmetro sobre a qualidade do produto e a seriedade da empresa e então decidir pela compra.
De acordo com estudo realizado pela Rakuten, 70% das pessoas consultam opiniões ou avaliações antes de comprar e 74% convertem efetivamente na venda do produto, já 63% dos consumidores estão mais propensos a finalizar a compra de um site que possui avaliações e as opiniões sobre os produtos. Além disso, é possível criar promoções embasadas em dados reais e concretos para aumentar o lucro.
Apesar da crise que o Brasil tem vivido, o cenário para este ano é positivo. Só no ano passado, de acordo com a Clear Sale, as vendas cresceram 48% em 2014, em comparação com o ano anterior, atingindo uma marca de R$ 871 milhões no Brasil. Dentre as categorias mais vendidas estão os eletrônicos, produtos de esporte e lazer, informática, viagens e moda, respectivamente.
Os reviews e comentários dos clientes podem ser utilizados em e-mail marketing para promover sua loja e gerar ainda mais vendas. Um bom atendimento antes e depois da compra é imprescindível para o sucesso na Black Friday. É preciso ser transparente, ter atendimento rápido e de preferência ter pelo menos um profissional capacitado para corrigir eventuais problemas durante este período. Esta é uma excelente oportunidade para as lojas virtuais faturarem mais e ganharem visibilidade no mercado, portanto não perca a chance de mostrar o quanto sua loja é diferente das milhares já existentes no mercado.
Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox.