Em 2025, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) completa 10 anos de trajetória e desde o início da caminhada, desempenha um papel fundamental na integração de seus associados, promovendo serviços, compartilhando informações e disseminando conhecimentos entre os mesmos.
Hoje, com mais de 70 empresas associadas em seu quadro, a Associação é uma das principais fontes de informação e conhecimento para o tema CSC no Brasil, e está diretamente ligada a grandes projetos do mercado nacional. Um destes casos de sucesso é da Suzano S.A.
"Ter pessoas bem preparadas é um fator crítico de sucesso e ao investir no desenvolvimento dos colaboradores e na implementação de práticas, os CSCs podem se tornar agentes de mudança e influência para toda a organização", explica Fernando Bortolini, Diretor Vice-Presidente de Mercado da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados.
O Centro de Serviços da Suzano, criado em 2016, teve como principal objetivo em seu início ser uma centralização das áreas financeiras da empresa. Com o tempo, outras áreas foram integradas, e a contratação de uma consultoria para formalizar a estrutura e realizar treinamentos aos colaboradores foi essencial para o aprimoramento contínuo dos processos.
"Quando eu assumi a liderança do CSC da Suzano em 2020, o objetivo era trazer novas atividades e levar o centro para um outro patamar de produtividade, eficiência, automatização e inovação com novos projetos", conta Carlos Campelo, Diretor Global de Tributário e do CSC da Suzano S.A.
Transformando Vidas
Entre os novos projetos, um destacou-se pela inovação. O programa "Transformando Vidas" surgiu como uma iniciativa para aprimorar a integração entre diferentes áreas da empresa. "O projeto visa aumentar a conexão entre os colaboradores, permitindo que estagiários, assistentes e analistas compartilhem suas trajetórias de vida e carreira em um evento presencial de dois dias", conta Campelo. O projeto, que começou em São Paulo, agora está se expandindo por todo o Brasil, conectando pessoas de diversas localidades não apenas para discutir questões técnicas, mas também para compartilhar experiências de vida e aspirações. "Esse movimento tem incentivado os colaboradores a buscar desenvolvimento e crescimento profissional".
Mais do que o evento, o trabalho realizado no dia a dia é peça fundamental para o sucesso do projeto. O esforço não apenas melhorou os processos internos, mas também fortaleceu o relacionamento com os clientes, permitindo que os colaboradores compreendessem melhor as necessidades e desafios enfrentados.
"O "Transformando Vidas" é um exemplo poderoso de como uma iniciativa pode transformar significativamente os processos de uma empresa. Atualmente, com a reestruturação da organização, a maioria dos estagiários foi efetivada, e em 2023, três colaboradores foram promovidos a cargos de gerência", comenta o Diretor de CSC da Suzano S.A.