Inovação e inclusão, o foco dos serviços compartilhados

0

Em 2025, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) completa 10 anos de trajetória e desde o início da caminhada, desempenha um papel fundamental na integração de seus associados, promovendo serviços, compartilhando informações e disseminando conhecimentos entre os mesmos.

Hoje, com mais de 70 empresas associadas em seu quadro, a Associação é uma das principais fontes de informação e conhecimento para o tema CSC no Brasil, e está diretamente ligada a grandes projetos do mercado nacional. Um destes casos de sucesso é da Suzano S.A.

"Ter pessoas bem preparadas é um fator crítico de sucesso e ao investir no desenvolvimento dos colaboradores e na implementação de práticas, os CSCs podem se tornar agentes de mudança e influência para toda a organização", explica Fernando Bortolini, Diretor Vice-Presidente de Mercado da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados.

O Centro de Serviços da Suzano, criado em 2016, teve como principal objetivo em seu início ser uma centralização das áreas financeiras da empresa. Com o tempo, outras áreas foram integradas, e a contratação de uma consultoria para formalizar a estrutura e realizar treinamentos aos colaboradores foi essencial para o aprimoramento contínuo dos processos.

"Quando eu assumi a liderança do CSC da Suzano em 2020, o objetivo era trazer novas atividades e levar o centro para um outro patamar de produtividade, eficiência, automatização e inovação com novos projetos", conta Carlos Campelo, Diretor Global de Tributário e do CSC da Suzano S.A.

Transformando Vidas

Entre os novos projetos, um destacou-se pela inovação. O programa "Transformando Vidas" surgiu como uma iniciativa para aprimorar a integração entre diferentes áreas da empresa. "O projeto visa aumentar a conexão entre os colaboradores, permitindo que estagiários, assistentes e analistas compartilhem suas trajetórias de vida e carreira em um evento presencial de dois dias", conta Campelo. O projeto, que começou em São Paulo, agora está se expandindo por todo o Brasil, conectando pessoas de diversas localidades não apenas para discutir questões técnicas, mas também para compartilhar experiências de vida e aspirações. "Esse movimento tem incentivado os colaboradores a buscar desenvolvimento e crescimento profissional".

Mais do que o evento, o trabalho realizado no dia a dia é peça fundamental para o sucesso do projeto. O esforço não apenas melhorou os processos internos, mas também fortaleceu o relacionamento com os clientes, permitindo que os colaboradores compreendessem melhor as necessidades e desafios enfrentados.

"O "Transformando Vidas" é um exemplo poderoso de como uma iniciativa pode transformar significativamente os processos de uma empresa. Atualmente, com a reestruturação da organização, a maioria dos estagiários foi efetivada, e em 2023, três colaboradores foram promovidos a cargos de gerência", comenta o Diretor de CSC da Suzano S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.