A Samuel Adams, marca de cerveja fabricada pela americana Boston Beer Company, decidiu apostar no conceito de crowdsourcing – uso do conhecimento coletivo espalhado na Internet para desenvolvimento de produtos, conteúdo ou tecnologia – para produzir sua próxima marca de cerveja artesanal.
Para tanto, a empresa se uniu ao especialista em redes sociais Guy Kawasaki –escritor, ex-evangelizador chefe da Apple, um dos fundadores da Alltop.com e sócio fundador da Garage Technology Ventures — no desenvolvimento de aplicação interativa no Facebook.
O programa permite que amantes da cerveja contribuam para o desenvolvimento de uma receita ideal para a bebida artesanal ponderando sobre aspectos como cor, clareza, corpo (sensação na boca), malte (doçura), lúpulo (amargor) e levedura (acabamento/ sabores complexos).
O convite aos interessados está sendo feito pelas páginas da empresa no Twitter, Facebook e Google+.
A idéia da fabricante é produzir a "cerveja colaborativa" durante o mês de fevereiro. A estreia da marca deverá ocorrer em 10 de março, durante festival em Austin (Texas). Segundo a Samuel Adams, os fãs da marca no Facebook serão os primeiros a saber quando a nova bebida estará amplamente disponível no mercado americano.