Em parceria com a Cruz Vermelha, Surf Telecom distribuiu quase 2500 chips para refugiados em 2023

0

Em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), a Surf Telecom, agregadora de MVNOs do Brasil, forneceu 2.483 chips de celular ao Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) em 2023 – um aumento de 187% em comparação com 2022, ano de início da colaboração, quando a Surf entregou 926 chips.

O RLF é uma iniciativa que engloba uma série de atividades com o propósito de auxiliar migrantes e refugiados no processo de restabelecimento e manutenção do contato entre entes queridos, protegendo contra separações e desaparecimentos ocasionados por desastres, conflitos armados e migrações internacionais.

Somente em 2022, o estado de São Paulo registrou quase oito mil pedidos de refúgio, de acordo com a plataforma DataMigra, do Ministério da Justiça. Atuando em abrigos de São Paulo e Guarulhos, a iniciativa  da Surf com o RLF atendeu, no ano passado,  pessoas de mais de 20 nacionalidades, sendo os países mais recorrentes Angola (35,1%), Venezuela (18 %), Afeganistão (17,6%) e Haiti (11,3%).

A maioria dos migrantes e refugiados é formada por homens (55%), principalmente entre 30 e 49 anos. 93,5% dos que receberam chips pretendem usá-lo para contato familiar, enquanto 41,7% mantêm contato diário com seus familiares.

De acordo com informações da parceria Surf-CVSP, 41,6% dos refugiados estão sozinhos no Brasil e 55,1% têm familiares em pelo menos um país, o dado destaca a importância de criar meios para a manutenção de laços com entes queridos separados por processos migratórios; Ainda segundo os dados, 83,9% do público mantêm contato com seus familiares por meio de aparelho celular próprio, sendo que 62% acessam a  internet diariamente; 56% acessam a  internet via dados móveis; e 58% possuem algum tipo de dificuldade em acessá-la.

A Cruz Vermelha São Paulo também considera expandir a atuação do RLF para outras regiões do estado, como explica Catherine Da Silva Castanheira, coordenadora do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.