Fabricantes admitem problemas com segurança de dispositivos móveis

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Uma pesquisa encomendada a Informa Telecoms & Media pela McAfee, fornecedora de software de segurança, revela que metade dos fabricantes mundiais de celulares admitiu a existência de infecções por malware móvel, ataques por comando de voz e spams, problemas com aplicativos de outros fornecedores ou incidentes que causaram problemas na capacidade das redes. Além disso, quase a metade (48%) dos fabricantes concordou que o custo da correção dos dispositivos afetados afetou consideravelmente seus negócios.
De acordo com o levantamento, a preocupação com a segurança dos dispositivos móveis é grande: 81% dos fabricantes declararam estar preocupados com pagamentos por meio de dispositivos móveis; 69% disseram não estar convencidos da segurança de instalar aplicativos e 66% se mostram preocupados com a conectividade Wi-Fi e Bluetooth dos dispositivos.
O dado que chama a atenção é que 75% dos participantes da pesquisa concordam que as operadoras e os fabricantes deveriam arcar com o custo da segurança, e apenas 12% acreditam que os usuários devem tomar parte nas medidas de segurança.
O estudo constata que, apesar das tentativas dos fabricantes de reforçarem a proteção, as evidências apontam que os problemas de segurança estão crescendo em termos de diversidade e sofisticação. Em geral, houve um aumento drástico do número de incidentes em todas as principais categorias de ameaças, inclusive exploits que afetaram o funcionamento dos dispositivos móveis, a privacidade dos usuários e, até mesmo, a capacidade das redes ou dos serviços, e em muitos casos, mais do que dobrando esse número em relação a 2007. Mais de 40% dos fabricantes também comunicaram que sofreram toda a gama das ameaças mais comuns à segurança de dispositivos móveis.
A Informa Telecoms & Media diz que os ataques de spam por comando de voz ou por texto atingiram o maior número de dispositivos (em 2008, 17% dos fabricantes comunicaram incidentes que afetaram mais de um milhão de dispositivos), mas também houve um aumento considerável no número de problemas com aplicativos e conteúdos de terceiros lançados prematuramente, causando sérios problemas na capacidade da rede ou travando completamente os dispositivos.
A pesquisa mostra ainda que quase a metade (48%) dos 30 fabricantes consultados destacou que aplicar patches e correções nos dispositivos é uma atividade cara, 36% afirmaram que os incidentes de segurança afetaram negativamente sua marca ou imagem, e quase um terço (32%) afirmou que os problemas de segurança causaram perdas consideráveis de credibilidade ou queda na satisfação dos usuários. Paralelamente, com o aumento contínuo dos problemas de segurança, também aumentam as preocupações ao redor do desenvolvimento de novos serviços e funções que gerem aumento de receita.
Dessa forma, mais de 70% dos fabricantes concordam que é fundamental contemplar a segurança móvel à medida que assumem o controle das medidas de proteção dos dispositivos. Três quartos acreditam que as operadoras e os provedores de serviços (44%) e os fabricantes (31%) devem arcar com o custo da segurança, e não os usuários, e mais de dois terços dos fabricantes de celulares (69%) acreditam que a segurança integrada aos telefones é a maneira mais eficiente e eficaz de protegê-los.

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