A Anatel corrigiu o número de assinantes da TV paga em janeiro. Ao invés dos 19,26 milhões de usuários, que indicariam um crescimento da base de clientes, o número ficou em 18,99 milhões, que representa mais uma queda de um serviço que vem encolhendo nos últimos oito meses.
O erro foi motivado pela informação incorreta do grupo América Móvil, que corrigiu sua base de assinantes de 10,14 milhões para 9,87 milhões, sendo que a Net tem 7,18 milhões (alta de 17,7 mil clientes no mês) e a Claro HDTV tem 2,29 milhões, queda de 41 mil clientes no mês. Mesmo assim, as empresas Net, Claro e Embratel continuam de longe liderando o mercado de TV por assinatura. A segunda colocada, Sky/AT&T, detém 5,41 milhões de usuários.
A correção da base de assinantes da América Móvil refletiu na participação das empresas no mercado. O grupo mexicano teve o market share reduzido de 52,64% para 51,98%. Já as outras empresas tiveram suas participações elevadas, como é o caso da Sky/AT&T, que evolui de 28,10% para 28,49%. A Telefônica, que ocupa a terceira posição, subiu de 9,28% para 9,41% e a Oi, elevou sua presença de 6,11% para 6,19%.
Ainda fazem essa verdadeira malandragem. Qual seria o interesse nisso?