Publicidade
Início Notícias Comunicações FiBrasil e Minsait implantam Data Analytics utilizando tecnologia Google Cloud

FiBrasil e Minsait implantam Data Analytics utilizando tecnologia Google Cloud

0
Publicidade

A FiBrasil, companhia de rede FTTH (Fiber to the Home) neutra, focada no mercado de ISPs (Internet Service Providers), realizou a implantação e operacionalização de soluções de Data Analytics, em parceria com a Minsait, empresa da Indra. Além de promover um ganho significativo de eficiência e velocidade na tomada de decisão, o projeto também permite que a operadora ofereça aos provedores informações exclusivas e qualificadas sobre sua rede, seus clientes e seu negócio.

Presente em quase todo o território nacional, por meio de uma rede de fibra óptica, a FiBrasil tinha o grande desafio de apoiar seus clientes – provedores de telefonia fixa e móvel, internet banda larga e TV por assinatura – na melhor visibilidade sobre os diferentes pontos de presença de sua rede de fibra óptica e, consequentemente, na melhoria de suas vendas.

Com isso, os times FiBrasil, Google Cloud e Minsait adotaram uma estratégia focada em Data Analytics por meio do BigQuery – ferramenta de armazenamento de dados, sem servidor, e totalmente gerenciada via Google Cloud – trabalhando, primeiramente, na unificação e integração de todos os dados da empresa em uma única fonte.

Em seguida, foi desenvolvido um dashboard analítico que mostra, em tempo real, a presença de fibra óptica da FiBrasil nas áreas desejadas pelo cliente, por meio da implantação das soluções do Google Cloud, gerando informações extremamente importantes para que o time comercial possa definir, em conjunto com os clientes da FiBrasil, suas estratégias de negócio.

De acordo, com Marcos Alves, Senior Account Executive da Minsait no Brasil, entre os ganhos trazidos pelo projeto, pode-se destacar a facilitação do compartilhamento de informações entre as operações da FiBrasil, garantindo um melhor gerenciamento e sincronização entre os processos do negócio, além da redução de intervenções manuais.

“Vale mencionar, ainda, que a implantação tornou as informações do cliente mais acessíveis e democráticas, graças à integração e à centralização dos dados, estabelecendo, assim, uma fonte única de informação. A governança de dados também foi aprimorada, a partir do estabelecimento de uma linguagem comum e unificada dos principais conceitos do negócio, com a aplicação de regras de obtenção e uso dessas informações”, destacou.

“Por fim, cabe ressaltar que aprimoramos a própria qualidade dos dados, fornecendo os meios para que a FiBrasil possa não só definir e implementar regras e processos voltados à melhoria contínua da informação, mas também acompanhar de perto essa evolução”, acrescentou Alves.

Segundo Alessandro Gentil, Diretor de TI da FiBrasil, a implantação realizada em parceria com a Minsait é parte essencial do movimento de transformação data driven que a empresa tem realizado, com o objetivo de acelerar ainda mais seus processos de velocidade analítica e alcançar um novo patamar em seu segmento de mercado.

“Há cerca de cinco anos, quando o Data Analytics passou a despertar o interesse das operadoras, muitas delas tiveram que se adaptar para acompanhar as novidades que surgiam no setor. A FiBrasil, por sua vez, já nasceu adaptada ao ambiente cloud, graças aos seus sistemas de suporte operacional e comercial (OSS/BSS) e, com a ajuda da Minsait, agora também cria seu data lake baseado na nuvem”, ressaltou o executivo.

“Já no início da implantação operada pela Minsait, conseguimos fazer uma análise de demanda com base no nosso data lake. Com isso, podemos, por exemplo, traçar estratégias de marketing voltadas para públicos específicos, por meio de um mapa de calor de demandas em todas as cidades que atendemos e a partir de dados que trazem consigo informações e conhecimentos sobre o que nossos clientes estão demandando e o que esperam dos nossos serviços”, finalizou Alessandro Gentil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile