O Serpro e a Clemar Engenharia assinaram na segunda-feira passada (19/3) contrato, no valor de R$ 14,7 milhões, para a construção de um novo data center na representação regional da empresa de TI do governo federal, em Brasília. O novo centro de dados do Serpro, que terá 2,5 mil metros quadrados, deverá estar pronto em outubro deste ano e sua construção obedecerá as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e normas internacionais, como a EIA/TIA 942.
O presidente do Serpro, Wagner Quirici, mencionou, no ato da assinatura, ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho da empresa catarinense realizado nos data centers da BrasilTelecom de Curitiba e Porto Alegre. "Temos grande expectativa que a qualidade do trabalho seja repetida na construção do nosso centro de dados e que essa parceria, agora firmada, seja intensificada com o intercâmbio entre as nossas áreas de engenharia, segurança, tecnologia e infra-estrutura," enfatizou.
Para o diretor técnico da Clemar, Dalle Holland Leichsenring, essa é uma obra de construção de complexidade média. "Tudo está sendo avaliado e analisado com cuidado: segurança dos espaços internos, arquitetura, acessibilidade, instalações elétricas, instalações de ar-condicionado, entre outros. Todos os cuidados serão tomados, como gerenciamento de riscos, planos de contingência já que o Serpro é responsável por sistemas complexos do governo federal, que não podem sofrer qualquer paralisação durante a construção do data center."
Segundo o superintendente de gestão empresarial-logística do Serpro, Victor Propato, essa foi uma das licitações mais rápidas feitas até agora pelo governo federal: 72 dias desde que começou, em 1º de dezembro, até o dia em que terminou, em 12 de fevereiro. "O novo CPD além da segurança, da confiabilidade e alta disponibilidade de sua infra-estrutura, aumentará o espaço físico para equipamentos de TIC. Além da área de logística, estão envolvidas no projeto a área de centro de dados, a da rede, a de administração do ambiente de TI, a de gerência de serviços e a Unidade de Alinhamento Segurança da Informação?, citou.
Depois de executada a infra-estrutura, deverá ser feita a migração de todos os equipamentos e sistemas em operação no atual CPD para o novo ambiente.