A TCS ? Tata Consultancy Services Brasil, joint venture entre a indiana Tata Consultancy Services e o Grupo TBA, fechou uma parceria com a Fundação Bradesco que beneficiará cerca de 100 jovens carentes ao longo dos próximos seis meses. As duas primeiras turmas deverão iniciar os treinamentos a partir de abril e a expectativa é que boa parte dos alunos sejam contratados pela TCS ao final do programa.
O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, a TCS acompanhará a dinâmica do curso de Técnico em Informática (módulo Análise de Sistemas), ministrado pela Fundação na unidade de Osasco para alunos que já completaram o ensino médio. O objetivo é inserir o aluno no mundo da tecnologia da informação, com algumas disciplinas básicas como Engenharia de Software e Processos de Qualidade. Também está prevista a realização de palestras com consultores da TCS sobre algumas das práticas de TI mais difundidas no mercado.
Os alunos que obtiverem bom desempenho passarão para a segunda fase, na qual a TCS oferecerá gratuitamente um curso completo de programação, voltado para linguagens em alta e baixa plataforma. Com duração média de três meses, os cursos serão ministrados no Centro de Desenvolvimento que a TCS mantém em Alphaville, na Grande São Paulo.
Ao final do programa, a expectativa é que pelo menos 70 estudantes carentes sejam absorvidos pela empresa, que no Brasil já conta com 1500 profissionais, em seus três Centros de Desenvolvimento no País, localizados em Campinas, Alphaville e Brasília.
?Esta parceria nos deixa extremamente satisfeitos por poder agregar conhecimento e oferecer oportunidades de vida a esses jovens. Estamos alinhados com as diretrizes da Fundação Bradesco, que nos últimos 50 anos vem proporcionando ensino de qualidade e gratuito a milhares de jovens. Acredito que a educação é sempre a melhor alternativa para se tentar minimizar um problema social grave no país, que é a falta de emprego qualificado?, afirma Sérgio Rodrigues, presidente da TCS Brasil.
?A Fundação Bradesco acredita que a aplicação da tecnologia da informação e comunicação no ensino e aprendizagem é um diferencial na melhoria dos indicadores da educação básica e um facilitador para a empregabilidade dos jovens. A parceria com a empresa reforça o pioneirismo da Fundação Bradesco na formação de especialistas em informática, desde a década de 70, alinhada com as necessidades emergentes, melhores práticas do mercado e propiciando a melhoria da mobilidade social das comunidades carentes, onde a Fundação está presente através das suas 40 escolas?, afirma Denise Aguiar Alvarez Valente, diretora da Fundação Bradesco.
?No Brasil, de um lado temos um mercado altamente demandante por profissionais que tenham conhecimento em tecnologia. De outro, existe uma massa de jovens que não consegue emprego por não possuir as qualificações mínimas exigidas pelo mercado de trabalho. Queremos fazer essa ponte e com isso dar nossa contribuição para formar não somente profissionais, mas também cidadãos?, afirma Joaquim Rocha, diretor de Recursos Humanos da TCS Brasil.
A TCS possui um programa global de parcerias acadêmicas (Academic Interface Program, em inglês). O AIP foi criado há quatro anos pela matriz da companhia e já capacitou mais de 27 mil alunos em todo o mundo, em países como Índia, China, Cingapura, Reino Unido e Brasil. Só em 2006, foram realizados 25 encontros com o meio acadêmico para apresentação do programa pedagógico, dos quais participaram mais de 700 professores de 90 instituições. Mundialmente, a empresa absorve todos os anos cerca de 1000 jovens por meio de seu programa de estágios.