O mercado brasileiro de serviços de TI (Tecnologia da Informação) deverá crescer 13,51% em 2008, segundo projeções da consultoria IT Data. No ano passado, o crescimento do setor foi de 13,86%.
Segundo a IT Data, os serviços de desenvolvimento customizado e integração obtiveram performance levemente superior à queda esperada em 2007, mantendo taxas de crescimento similares às de 2006.
O desempenho destas duas subcategorias de serviço está diretamente ligado às renovações de hardware e software ocorridas em 2007: a economia nesse ano permitiu às empresas usuárias investir em melhorias de infra-estrutura física e lógica e em inovação. Em 2008, no entanto, serviços mais tradicionais devem continuar perdendo receita para o outsourcing.
A IT Data apurou ainda que a tendência de migração de receitas de projetos de consultoria de TI para projetos de consultoria de redes e de convergência se manteve em 2007. Ambas as categorias cresceram menos que a média geral do mercado de serviços de TI; esta tendência se manterá em 2008.
?Atribuímos este fato à dinâmica natural do mercado de Serviços de TI, através da qual serviços mais tradicionais e em fases mais avançadas de suas curvas de maturidade, como os citados, dão lugar a serviços de maior valor agregado, especialmente terceirizações, que visam maiores margens e ganho operacional?, diz o estudo.
Os serviços de suporte de hardware, suporte de software e capacitação apresentaram crescimentos de cerca de 10% (bastante inferiores à média de mercado) e a projeção para os próximos anos é de contínua desaceleração.