A receita com publicidade e serviços de provimento de acesso à internet no quarto trimestre e em 2008 ajudou a amenizar a queda no lucro do UOL, fechando os últimos três meses do ano com R$ 88,3 milhões e R$ 283,8 milhões em 2008, o que representou um crescimento de 49% e 48%, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos de 2007. O crescimento deveu-se principalmente ao aumento das receitas de publicidade de marca e das receitas com produtos.
No quarto trimestre, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi de R$ 24,2 milhões, representando uma redução de 30% sobre igual período de 2007. A margem Ebitda atingiu 16%, uma queda de 8 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2007.
No ano, o Ebitda totalizou R$ 123,2 milhões, representando uma redução de 20% sobre 2007. A margem Ebitda atingiu 21% em 2008, uma retração de 8 pontos percentuais sobre o ano anterior. A redução do Ebitda é atribuída pela empresa às despesas operacionais, necessárias a administração e lançamento de novos produtos, que cresceram 40% em relação a 2007. O informe de resultado observa, porém, que a margem bruta da companhia foi de 60% em 2008, representando um crescimento de 1 ponto percentual sobre a margem bruta de 2007.
No quarto trimestre, o lucro líquido do UOL foi de R$ 20,6 milhões, representando um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2007. No ano, o lucro líquido foi de R$ 96,2 milhões, uma redução de 12% na comparação com os R$ 109,4 milhões registrados em 2007.
Ainda de acordo com o informe de resultados, o número de assinantes pagantes de banda larga atingiu 1,2 milhões em dezembro de 2008, um aumento de 23% sobre o mesmo mês de 2007.
- Retração do mercado