NEC fecha parceria com oito empresas para desenvolver tecnologia de m-payment

0

A NEC, fabricante de equipamentos de telecomunicações e serviços de integração, anunciou um acordo com oito companhias, entre elas a Microsoft e a operadora de telefonia France Telecom, para o desenvolvimento de uma tecnologia para autenticação de smartphones. O objetivo da aliança é conceber uma nova tecnologia que permita transações mais seguras em dispositivos móveis.

O acordo é subsidiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França (ANR, na sigla em francês). “Nos últimos anos, os serviços de PCs e smartphones se popularizaram, incluindo serviços sofisticados de pagamentos e de geolocalização. Consequentemente, o risco de violação da privacidade do usuário é crescente, à medida que esses serviços verificam a identidade das pessoas com terminais, podendo ser usada para rastrear dados de acesso e histórico de hábitos online”, diz a nota divulgada pela companhia japonesa. A NEC ressaltou também ser a única representante da Ásia, um dos maiores mercados de mobilidade, devido especialmente à massa de usuários na China.

Pesquisas têm apontado uma forte tendência de popularização de pagamentos em smartphones e tablets nos próximos anos. Um estudo da Juniper Research, divulgado no início do mês, prevê que o valor movimentado em todo o mundo resultante de transações de pagamento por meio de celulares equipados com NFC (Near Field Communications), tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas, que permite a troca de informações sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet, deve totalizar US$ 74 bilhões em 2015.

Segundo a NEC, o sistema de segurança atualmente utilizado em moblie payment, baseado em criptografia, tem chamado atenção do mercado. Ele permite confirmação de acesso a privilégios e protege o anonimato de usuários e terminais. “Essa tecnologia, entretanto, requer uma grande capacidade de computação, comparável a um PC, o que a faz um desafio na implementação em smartphones – nos quais o poder de processamento e tempo de bateria são limitados”, ressalta a fabricante japonesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.