A Simpress, especializada em outsourcing de impressão e em gestão de documentos, lança pacotes de soluções de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) via cloud computing. O objetivo é atender as constantes demandas por serviços unificados na gestão de documentos por meio de tecnologias avançadas que garantem segurança e agilidade nas operações.
Pesquisas apontam que até 2015, os investimentos em cloud computing devem totalizar US$ 117 bilhões, passando a representar 5% dos gastos com tecnologia nas empresas. Por isso, a Simpress passa a oferecer a modalidade SaaS para suas soluções de gestão eletrônica de documentos, hospedando informações em nuvem e proporcionando não somente a pesquisa, mas todo o processo de workflow para garantir total disponibilidade e redundância.
Este modelo de negócio reduz a necessidade de infraestrutura em servidores, storage, back-up e atualizações de softwares presentes em projetos de gestão documental. Outra vantagem, de acordo com a empresa, é a mobilidade de acesso, pois os documentos passam a ser acessados via web por meio de navegadores ou até mesmo de dispositivos móveis como smartphones e tablets, permitindo tomadas de decisões mais rápidas e eficazes, reduzindo o tempo dos processos administrativos. Além disso, o modelo oferece maior segurança da informação, já que os servidores são replicados, evitando perdas e também maior confiança no acesso, que é realizado com senhas criptografadas.
Foram desenvolvidas algumas aplicações no modelo cross industry, com o objetivo de atender demandas recorrentes em todas as empresas. A solução permite a digitalização, indexação, publicação e pesquisa de documentos de forma integrada ao ERP (Sistema de Gestão Empresarial) das empresas, otimizando o trânsito de documentos em papel, gerados em qualquer fase dos processos de negócios, de maneira totalmente eletrônica. Neste modelo de negócios, a Simpress realiza todo o gerenciamento da infraestrutura necessária. Além disso, é possível realizar consultas de forma mais dinâmica, já que os documentos ficam armazenados eletronicamente para consulta em tempo real.