APADi e Sebrae-SP lançam guia gratuito com passo a passo para abrir e-commerce

0

Guia e-Commerce

Está disponível na internet, para download gratuito, o Guia de e-Commerce APADi, lançado pela Associação Paulista das Agências Digitais (APADi) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

Criado para levar ao empreendedor um passo a passo didático de como abrir um negócio eletrônico de maneira profissional, o guia é fruto da experiência e do trabalho voluntário de agências digitais e especialistas que, segundo a APADi, já desenvolveram, juntos, mais de 400 lojas virtuais.

"Todos os processos essenciais para estabelecer um projeto profissional são abordados, desde o planejamento do projeto à gestão do conteúdo, passando por tipos de plataforma existentes no mercado, além de questões críticas de logística e efetiva entrega dos produtos/serviços", informa Cláudio Coelho, presidente da APADi, na introdução do documento.

O executivo destaca entre as principais barreiras para empresas online a deficiência de know-how tecnológico, a falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico — que faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida – e assunções equivocadas que ainda prevalecem em meio ao público em geral.

"Por exemplo, a maioria das pessoas imagina que para um e-commerce funcionar bem basta o investimento em plataforma. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação", ilustra o presidente.

Com 100 páginas, a publicação conta com prefácio de Flávio Dias, vice-presidente do Walmart e-commerce do Brasil, que descreve os desafios enfrentados pelo maior varejista do mundo ao decidir lançar-se no comércio virtual.

O conteúdo está dividido em oito capítulos dedicados aos temas planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logísticas, serviços financeiros e marketing digital.

O documento tem coordenação e direção de arte da FutureLab e ilustrações e infográficos da Agência Twist.

(Ilustração – Agência Twist)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.