O fundador da Agência Click, Pedro Cabral, encontrou na criação de um fundo de venture capital a continuidade de sua carreira após a venda da sua companhia à rede de marketing digital Isobar. Assim, com parte do valor recebido na transação, o executivo iniciou a operação do Fundo Evolution no ano passado. Neste ano, com a aquisição de 30% do Evolution pelo grupo de marketing digital Aegis Media, o fundo alcançou a capitalização necessária para alavancar os negócios e entrou de vez no mercado de inovação no país.
Neste mês, o Evolution finalizou o primeiro aporte, no valor de R$ 6 milhões, na startup de publicidade digital Contplay. O serviço permite que o usuário acumule pontos ao assistir anúncios online em computadores, smartphones e tablets, que podem ser trocados por conteúdos digitais como filmes, músicas, aplicativos, livros ou revistas. Segundo Cabral, as principais áreas de atuação do fundo de investimento serão mídia, propaganda, tecnologia e mobilidade. "Além do aporte financeiro, são segmentos nos quais iremos oferecer consultoria e orientação estratégica para consolidação do modelo de negócio, mesmo processo que ocorre agora com o Contplay", explica.
Nos próximos dois anos, o Evolution pretende aplicar até R$ 40 milhões em outras iniciativas, com a previsão de investir em outras três ou quatro empresas. "Já possuímos capitalização de R$ 20 milhões, mas esse valor pode ser expandido para até R$ 40 milhões. Nosso foco são empresas em estágio inicial ou no início das operações", conta Cabral.
Além da Contplay, o Evolution fez outro aporte na Ampfy, agência digital com ênfase em mídia social, realizado antes da participação do Aegis Media. "Acredito que estamos vendo surgir a terceira fase das agências de publicidade. Primeiro apareceram as tradicionais, seguidas das digitais e agora vemos a necessidade de se ter especialização em redes de relacionamento", justifica o CEO.