As vendas mundiais de appliance de segurança (sistema que combina hardware e software para proteção de dados) atingiram US$ 2,3 bilhões no quarto trimestre de 2012, o que representa um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da IDC. Ao todo, no período, as remessas totalizaram 538.428 appliances, alta de 5,2% na mesma comparação.
Geograficamente, a região da Ásia-Pacífico continuou a registrar o maior crescimento nas vendas de appliance de segurança no quarto trimestre, com aumento de 19,3% na receita em relação ao mesmo perído de 2011. Somente no Japão a expansão no índice foi de 25,1%. Por outro lado, os Estados Unidos tiveram crescimento de 4,1% na receita e queda de 1,1% nas remessas.
Ainda segundo a IDC, o mercado hoje está concentrado em cinco fabricantes – Cisco, Check Point, Juniper Networks, Fortinet e McAfee, com respectivamente 15,5%, 12,7%, 6,9%, 6% e 5,2% de participação de mercado, de acordo com a receita acumulada no período. O destaque ficou por conta da Fortinet, embora consolidada na quarta posição do ranking, teve desempenho 27,2% superior em relação ao mesmo período de 2011. O resultado da Check Point, na segunda colocação da lista, também foi positivo: 7,8% de aumento na mesma comparação. Já a Cisco e a Juniper Networks registraram, em um ano, queda de 5,9% e 6,9% no market share, respectivamente.
Dentre os segmentos de mercado, o de gestão unificada de ameaça em redes (UTM, na sigla em inglês), foi o que registrou maior elevação na receita, com 34,3%, e respondeu por 35% do total do mercado de appliance de segurança no quarto trimestre. Já o de firewall/VPN, responsável por 24% da receita total, obteve queda de 2,8% em relação a igual período de 2011, após dez trimestres consecutivos de crescimento estável.