Os indicadores chave de performance ou KPI's (Key Performance Indicators), são medidores ou informações utilizadas no marketing digital para mensurar e comprovar o desempenho dos processos de uma empresa e, por meio dessas informações, corroborar para alcançar os objetivos. Se pararmos para analisar o mercado, podemos encontrar uma imensidão de KPI's que podem ser mensurados de diversas formas dentro de uma mesma campanha ou de um conjunto de ações. Por isso, resolvi elaborar esse artigo para mostrar a importância de compreender, avaliar esses dados e apontar como eles funcionam.
Mas, você sabe qual a importância de um KPI? Vou te explicar. As chaves de performance são muito importantes nos relatórios de campanhas. É por meio delas que empresas conseguem analisar dados e informações em tempo real para saber a eficiência de suas ações, ou seja, se elas estão saindo conforme o planejado ou se algo precisa ser revisto para que os objetivos propostos sejam alcançados. Dessa forma, um passo importante antes de sair mensurando os resultados, é necessário definir quais KPI's são essenciais para sua campanha e quais métricas são irrelevantes para seus objetivos.
Agora que estamos cientes da sua importância, você sabe como defini-los? Cada campanha lançada, independentemente da plataforma utilizada, tem uma estratégia e um objetivo próprio que a tornam única. Logo, existem indicadores específicos que devem ser mensurados em cada uma delas. Por exemplo, se seu objetivo principal é a conversão, você deve focar em mensurar o número de visitantes ou de vendas feitas em sua página. Mas, caso sua pretensão seja somente a divulgação de um produto, o foco muda e, as curtidas, cliques e visualizações ganham maior importância de mensuração.
Agora que sabemos a importância dos KPI's e como eles devem ser definidos, é hora de compreender o por que eles devem ser analisados a todo momento. Os indicadores de performance são fundamentais porque somente eles poderão nortear sua campanha rumo ao sucesso ou corrigir possíveis erros de avaliação cometidos pelo caminho.
Por meio das chaves de performance consideradas primárias (leads, tráfego, taxa de conversão, custo por lead, receita total e receita por compra), é possível mensurar e verificar se sua campanha está rendendo o lucro esperado. Já os secundários (custo por lead ou por visitante, assinatura de e-mail, newsletters ou blogs, visitas recorrentes, fonte de tráfego), também trazem informações importantes, mas nem todas são consideradas fundamentais. Isso varia de acordo com as necessidades de sua empresa.
Atualmente, existem mais de uma dezena de KPI's comuns de uso ou práticos, que servem, em sua maioria, apenas como fonte de dados. O principal problema está na maneira errada em que muitos indicadores são avaliados, deturpando a qualidade e a eficiência de uma campanha. Para corrigir esse erro bastante comum, é preciso caracterizar essas chaves de performance de forma ampla e personalizada de acordo com cada campanha e com seus objetivos.
Para finalizar, não é difícil cumprir todas essas etapas durante uma campanha para mensurá-la da forma correta. Mas, para isso, é necessário ter um planejamento estratégico detalhado, conhecimento das ferramentas utilizadas e bastante atenção para avaliar informações prioritárias. Procure investir e aplicar essas estratégias em seu negócio e aumentar a conversão de vendas.
Eric Hayashi, head of Marketing da SambaAds.