Covid 19: conselho europeu pede salvaguardas para uso de dados por operadoras de telecom

0

O Conselho Supervisor Europeu de Proteção de Dados publicou nesta quarta-feira,25, informações o plano da Comissão Europeia de coletar metadados de telecomunicações maciçamente para combater a pandemia do COVID-19.

As regras de proteção de dados atualmente em vigor na Europa são suficientemente flexíveis para permitir várias medidas tomadas na luta contra as pandemias.

Os dados coletados serão anonimizados, pois para a entidade ela é eficaz e "requer mais do que simplesmente remover identificadores óbvios, como números de telefone e números IMEI".

A AEPD – Agencia Europeia de Proteção de Dados pede total transparência sobre o conjunto de dados que será coletado e como ele será utilizado para garantir a total confidencialidade sob diferentes marcos legais aplicáveis às empresas de comunicações, seus funcionários e terceiros.

A AEPD salienta repetidamente a necessidade absoluta de que todas essas medidas sejam temporárias.

Para Gustavo Artese, sócio de Viseu Advogados, "como seria de se esperar, a própria autoridade europeia de dados (EDPS) entende que a coleta massiva de metadados de telecom (celulares) é permitida para fins de combate à Covid-19.  Obviamente, salvaguardas visando o equilíbrio entre processamento necessário e a proteção à privacidade são recomendadas. Como costumo dizer, leis de proteção de dados devem ser encaradas como leis de gestão de dados, cujo objetivo principal é mitigar os riscos inerentes ao processamento automático de dados de natureza pessoal. Leis de proteção de dados não afastam o bom senso, o qual, para o bem ou para o mal, é colocado sob tutela (mas não monopólio) de uma autoridade regulatória independente."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.