As consequências da implantação de uma cultura forte nas empresas

0

Recurso estratégico importante na busca por competitividade, a cultura organizacional é relevante para definir como a companhia se posiciona e se diferencia no mercado. Ela é formada por um conjunto de elementos, que influenciam no clima de uma empresa, caso das crenças, valores e normas vigentes, que guiam e alinham os comportamentos dos diversos times, que formam uma determinada corporação.

Para realmente se tornar um diferencial competitivo, a cultura organizacional precisa sair do papel e deve ser, efetivamente, vivenciada  por todos os colaboradores. Ou seja, é de extrema importância que os comportamentos e valores almejados e previstos pela companhia sejam incorporados ao seu dia a dia. Isso significa que todos os colaboradores precisam ter ciência a respeito de quais são: as crenças da empresa, seus valores organizacionais, costumes a serem exercidos, ritos e atividades, além das cerimônias realizadas.

É claro, que toda empresa quer ser a melhor do seu setor, reter talentos, ser referência na prestação de um serviço ou produto, receber reconhecimento por parte dos clientes, de parceiros e do próprio mercado. Alcançar cada uma dessas metas desafiadoras não é simples. Só chega a cada um desses resultados, a corporação que constrói uma estrutura sólida, que tenha alinhamento moral ético, desenvolva seu capital humano, consiga promover uma competição saudável e ao mesmo tempo manter a harmonia entre as equipes e seja capaz de aperfeiçoar cada um desses pontos ao mesmo tempo em que leva em conta as características individuais e posicionamento  de cada profissional.

As lideranças da companhia têm papel fundamental em todo esse processo e os resultados se tornam incrivelmente perceptíveis à medida  em que os times avançam no entendimento e na absorção da cultura organizacional. A atração e retenção de talentos se tornam mais fortes, o autogerenciamento das equipes e dos profissionais é notório, os processos se tornam mais ágeis e naturais, os problemas com comportamentos inadequados diminuem, o ambiente de trabalho se torna muito mais positivo, com pessoas mais engajadas, e os clientes, por sua vez, apresentam níveis de satisfação muito maiores.

Ter uma cultura forte é, na minha visão, essencial para a construção de um negócio sólido e bem-sucedido. É importante que a empresa seja capaz, dentro deste contexto, de equilibrar o foco em resultados com o foco em pessoas, além de conseguir criar o desejo nas pessoas em fazer parte e permanecer na organização em questão. Uma cultura forte deve praticar e valorizar comportamentos que  impulsionam a estratégia e o crescimento da empresa. Isso, porque são as culturas que fazem as companhias terem sucesso em seus mercados.

Todo o processo precisa e deve ser construído com o grupo de gestores e demais colaboradores. Vivenciar e celebrar a cultura em  todos os momentos é uma das melhores formas de consolidá-la entre as pessoas. Vale, por exemplo, que as equipes se mobilizem para apresentar, em toda reunião realizada, um case de ação ou vivência que retratem a cultura. Dessa maneira, todos estarão sempre estimulados e em busca da formação da solidez pretendida.

É claro que esse é um processo longo e árduo, que exige grande empenho por parte de todos. E, depois de implantada essa cultura forte, vem a missão de conservá-la e até de adaptá-la, conforme a sociedade e o próprio mercado evoluem. Assim como os desafios se renovam diariamente, as empresas e suas equipes precisam estar preparadas para vivenciar a cultura da companhia a cada dia e  a alcançar os resultados desejados. Como consequência, certamente terão o reconhecimento por parte do mercado, a admiração da concorrência e um orgulho enorme por ter encarado essa caminhada.

Elton Donato, COO da QYON Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.