Omid Solutions aprimora data center com soluções como serviço

0

Com foco na expansão das operações e otimização na oferta de soluções de cloud corporativa, a Omid Solutions investe constantemente na modernização de suas instalações. A mais recente iniciativa da empresa foi incrementar a infraestrutura de energia e refrigeração de seu datacenter com soluções Huawei fornecidas pela WDC Networks.

A Omid Solutions é uma empresa 100% brasileira, sediada em Barueri (SP), e mantém um segundo data center no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou a construção de seus data centers em 2018, finalizados em 2019 junto com sua plataforma de cloud computing – e entrou em operação no mercado no início de 2020. Para apoiar o processo de expansão, a companhia viu a necessidade de fazer uma atualização tecnológica do sistema de energia elétrica de seus datacenters, projetados e certificados TR3 pela TÜV Rheinland e com diversos certificados ISO de mercado.

O modelo as a Service

Após pesquisas de mercado, a Omid optou pela solução Digital Power Datacenter da Huawei, indicada pela WDC, que inclui equipamentos como Uninterruptible Power Supply (UPS) e gerador, entre outros, num formato comercial que substitui o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure).

Essa troca promove facilidades fiscais e de disposição de investimentos de forma mensal, ao invés de um grande aporte inicial para aquisição. Para a Omid a modalidade "as a service" praticada pela WDC mostrou-se vantajosa uma vez que este modelo de negócio vai ao encontro do perfil da Omid que também promove este tipo de oferta a seus clientes, sendo um exemplo o Datacenter como Serviço (DaaS).

"A decisão revelou-se altamente estratégica, pois a opção por amortizar o investimento em parcelas mensais resultou em uma economia significativa de recursos, os quais serão realocados de maneira estratégica para fortalecer ainda mais as operações da Omid Solutions. Ao escolher a abordagem de Hardware as a Service (HaaS), garantimos a eficiência energética essencial para o crescimento sustentável da empresa, assegurando um fornecimento contínuo de energia, mesmo diante de eventuais falhas por parte da concessionária", destaca Ricardo.

Instalação e inicialização rápidas

No espaço de um mês – entre julho e agosto de 2023 – a Omid firmou contrato com a WDC e implementou em seus datacenters a UPS do Digital Power Datacenter, além de um sistema de refrigeração para o datahall exclusivo que mantém para um de seus clientes.

Para Araújo, a UPS Huawei possui um excelente custo-benefício com relação ao espaço físico, pois em poucos metros quadrados é possível colocar muita potência de energia. Além disso, sua entrada em operação aconteceu em menos de dez minutos após todo equipamento conectado. "Ver tudo funcionar tão rapidamente, quase como um plug and play foi fantástico, uma grata surpresa. Isso nos deu a certeza de que acertamos na escolha do equipamento", aponta o COO.

Refrigeração dedicada ao datahall

Quanto à atualização na climatização do datahall, a Omid adquiriu duas máquinas digitais com tecnologia embarcada da Huawei, para contar com um equipamento a mais de redundância, e conseguiu reduzir em 33% a demanda por espaço enquanto aumentou em 35% a capacidade de resfriamento. Ou seja, ocupou menos espaço com mais potência de refrigeração e menor consumo energético. Tudo isso no modelo 'As a Service', sem precisar dispender grande soma para aquisição ou linha de financiamento.

"Desejávamos estabelecer uma estreita colaboração com a Huawei, demonstrando apreço pela empresa e sua tecnologia. A escolha por essa parceria foi respaldada por uma pesquisa de mercado que revelou a atratividade do custo dos equipamentos oferecidos pela Huawei. Neste aspecto, a WDC destacou-se como uma parceira estratégica, ao implementar um modelo de faturamento que se harmonizou de maneira ideal com as nuances do nosso fluxo de caixa. Expressamos nossa plena satisfação com essa colaboração e, com convicção, planejamos dar continuidade a essas parcerias", apontou o chefe de operações da Omid Solutions.

O executivo reitera que o valor de Capex poupado com a contratação via 'Huawei as a Service' já está sendo redirecionado e irá acelerar outros projetos de expansão da Omid Solutions. Ricardo acrescenta: "a WDC e a Huawei seguirão como parceiros estratégicos nessa jornada de crescimento".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.