Após iniciar suas operações globais no começo de abril, a Nokia Siemens Networks começa a pôr em prática a estratégia voltada para alcançar a liderança do mercado de infra-estrutura para comunicações nos próximos dois anos. Com um faturamento de cerca de 17,1 bilhões de euros em 2006, a nova empresa, resultante da fusão das operações de infra-estrutura da Siemens e da Nokia, já atende a aproximadamente 600 clientes ? incluindo 75 das 100 maiores operadoras mundiais ? e opera em cerca de 150 países, com 60 mil funcionários diretos.
?A nova companhia surge no momento certo para acelerar o desenvolvimento da Internet e das comunicações móveis. Combinadas, nossa escala, experiência e visão estratégica nos dão as condições necessárias para atender à convergência de serviços e redes com soluções ponta a ponta?, afirma Armando Almeida, principal executivo da empresa para a América Latina.
Na América Latina, a companhia atua em 17 países, como Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Panamá, República Dominicana e México, e mantém uma fábrica e um centro de desenvolvimento no Brasil, ambos localizados em Curitiba, no Paraná. Hoje, o Brasil é o mercado mais importante na América Latina, seguido por Colômbia e México, segundo Almeida, ao dizer que o mercado colombiano tem um grande potencial de crescimento na região.
A Nokia Siemens Networks acredita que os mercados brasileiro e latino-americano registrarão um crescimento médio de 9% entre 2007 e 2011, com base em uma série de estudos de analistas e consultores ? e quer superar essas médias. De acordo com esses estudos, a região deverá movimentar receitas de 7,9 bilhões de euros em 2007 e de 10,3 bilhões de euros em 2010. Assim as vendas do mercado brasileiro deverão atingir 2,7 bilhões de euros em 2007 e 3,5 bilhões de euros em 2010.
A empresa tem cinco unidades de negócios para seus produtos ? Radio Access, Broadband Access, Service Core and Applications, IP/Transport e Operations Support Systems ? com equipamentos e aplicações para redes fixas, móveis e convergentes. A divisão de serviços da nova companhia conta com cerca de 20 mil profissionais em todo o mundo.