Senior anuncia suporte de software de ERP à Manifestação do Destinatário

0

A Manifestação do Destinatário passará a vigorar para alguns contribuintes a partir de 1º de julho, mas a Senior decidiu antecipar a oferta de seu software de gestão empresarial (ERP) com suporte a essa nova exigência do Fisco.

O objetivo, diz a empresa, é facilitar a rotina dos clientes, que poderão cumprir a exigência de forma automática, com rapidez e segurança. A Manifestação do Destinatário foi implantada para combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal.

Por esse mecanismo, o contribuinte que recebe a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) confirma a sua participação na operação comercial, o que permite um controle sobre os documentos e a identificação do uso indevido de seus dados em operações ilegais.

O documento permite que a empresa manifeste seu parecer sobre uma NF-e recebida em quatro eventos: Ciência da Emissão, Confirmação da Operação, Registro de Operação Não Realizada e Desconhecimento da Operação.

De acordo com Fernando da Silva, gerente de produto da Senior, com a nova obrigatoriedade será possível saber quais são as notas fiscais que utilizam inscrições estaduais idôneas para acobertar operações fraudulentas.

Além disso, será possível obter o arquivo XML das NF-e que não tenham sido transmitidas pelo emitente e garantir segurança jurídica e evitar problemas com o Fisco, pois uma nota confirmada não poderá ser cancelada pelo emitente.

"Embora o início da obrigatoriedade esteja previsto para acontecer em julho deste ano, é importante que os clientes já comecem a utilizar o sistema ERP para sanar dúvidas, testar a ferramenta e familiarizar-se com a nova exigência", afirma.

Segundo ele, além de facilitar a adesão, o processo beneficia o próprio destinatário das mercadorias. "Quanto antes as empresas se prepararem para a Manifestação de Destinatário, mais vantagens vão obter, pois será possível ter um acompanhamento de todas as notas fiscais emitidas em nome da empresa, sem ser pego de surpresa", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.