A inovação tecnológica segue em aceleração exponencial e está cada vez mais conectada às potencialidades humanas. Como resultado, soluções tecnológicas estão empoderando humanos de forma inédita. Um novo livro mostra que, para alcançar o sucesso na era "radicalmente humana" de hoje, os líderes empresariais devem adotar uma estrutura estratégica ousada que desafie as suposições anteriores e se concentre nas questões humanas de confiança, experiência, talento e sustentabilidade. Quem dominar esses diferenciais estará melhor posicionado para liderar e prosperar.
Escrito em parceria pelos especialistas em tecnologia Paul Daugherty, diretor geral de Tecnologia e CTO da Accenture e H. James Wilson, diretor de Thought Leadership e pesquisa em tecnologia na Accenture Global, "Radically Human: How New Technology is Transforming Business and Shaping Our Future" revela como empresas líderes estão adotando a nova geração de tecnologia centrada no ser humano para impulsionar a inovação em um cenário de mudança constante. Sistemas radicalmente humanos são modelados com base em comportamentos e cérebros humanos e são capazes de ouvir, ver, conversar e entender de forma muito mais similar à humana do que gerações anteriores de tecnologia inteligente.
Uma pesquisa feita pela Accenture mostra que empresas líderes que ampliaram seus investimentos em tecnologia durante a pandemia de Covid-19 tiveram uma vantagem de crescimento significativa em relação as suas concorrentes. Na verdade, ao aumentar os investimentos em nuvem, Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias, essas empresas viram suas receitas aumentarem cinco vezes em relação as empresas que ficaram paradas no tempo. "Radically Human" se baseia nesta mudança e explica por que em uma era de tecnologias emergentes como brain-inspired computing, IA emocional, blockchain, extended reality, synthetic data e o metaverso, as pessoas serão a razão do sucesso da maioria das empresas, não os algoritmos implementados ou tecnologias utilizadas.
Continuação do seu best seller Human+Machine, "Radically Human" fornece aos líderes empresariais um roteiro para definir o sucesso, uma matriz estratégica que eleva suposições comuns em torno de cinco fundamentos empresariais – Inteligência, Dados, Expertise, Arquitetura e Estratégia (IDEAS) – e explica como elas estão transformando a concorrência. Apresentando cada um desses novos fundamentos através da lente do talento, confiança, experiências e sustentabilidade, o livro oferece uma nova fórmula para a aplicação da tecnologia nos negócios e na sociedade.
"No passado, as pessoas tiveram que se adaptar para que conseguissem usar a tecnologia. Agora, a tecnologia radicalmente humana se adapta às pessoas, acelerando o seu potencial e mudando a forma com que vivemos, colaboramos e trabalhamos", explica Daugherty. "O nosso livro dá aos líderes uma nova matriz para a inovação que encoraja a reavaliar e transformar expectativas empresariais comuns a fim de traçar um novo caminho para o futuro."
Com insights revolucionários e pesquisa realizada em mais de 10 mil empresas, "Radically Human" fornece aos líderes o passo a passo para explorarem o complexo e excitante futuro enquanto investem em iniciativas cada vez mais centradas em pessoas, sustentáveis e baseadas na confiança. Exemplos ricos mostram como as empresas líderes usam essa nova abordagem visando a inovação, o crescimento e a transformação de seus negócios, ao mesmo tempo em que alcançam avanços enraizados em valores humanos. Alguns exemplos são:
A questão estética sempre foi um desafio para a IA, mas um engenheiro de um comércio eletrônico construiu um software capaz de se encaixar no estilo de cada cliente, criando experiências únicas;
Milhares de SKUs de diferentes tamanhos tornam o preenchimento de depósitos uma tarefa entediante. Todavia, uma nova geração de robôs ainda mais inteligentes está aprendendo com humanos e mudando o jogo;
Depois que uma rede de fast food colocou decisões baseadas em dados nas mãos de seus funcionários, eles entraram em contato com um valor inesperado para seus clientes e conseguiram criar uma experiência radicalmente humana.
O livro também explica como muitas empresas estão tomando decisões audaciosas a fim de liberar todo o potencial de seus funcionários, democratizando a tecnologia e focando o aprendizado de habilidades digitais.
"Nessa nova era de negócios, toda empresa é uma empresa de tecnologia", completa Wilson. "O futuro chegou muito antes do que esperávamos, e ele exige uma proficiência rápida nessas novas abordagens à inovação que estão começando a surgir. O nosso livro oferece aos líderes empresariais explicações fáceis sobre as mais avançadas tecnologias voltadas ao ser humano de hoje, além de oferecer um passo a passo claro para que as empresas possam lidar com uma nova era radicalmente humana."
Disponível a partir de 26 de abril de 2022
How New Technology is Transforming Business and Shaping Our Future" (Harvard Business Review Press) está disponível em diversas livrarias, incluindo Amazon e Barnes & Noble, a partir de 26 de abril de 2022. Todos os ganhos a partir das vendas do livro serão doados para ajudar a financiar programas de educação e treinamento para jovens em início de carreira que precisam de uma ajuda extra enquanto desenvolvem novas habilidades que irão possibilitar o seu sucesso.