O Banco do Brasil praticamente finalizou a implantação do suíte OpenOffice.org em sua rede de agências. O pacote foi instalado em todos microcomputadores que possuem o sistema operacional Windows XP. Atualmente, mais de 35 mil máquinas estão com o produto instalado. O BB possui outros 30 mil computadores que operam com o sistema operacional OS/2. Devido à incompatibilidade entre o suíte OS/2 e o OpenOffice, essas máquinas devem migrar para o sistema operacional Linux até o fim deste ano.
Para o novo sistema chegar à rede de agências, vários estudos que abordam a transição para o uso geral das soluções em código aberto foram realizados pela área técnica do banco. As conclusões da pesquisa fizeram o BB implantar o OpenOffice.org de maneira gradual, respeitando as características dos ambientes computacionais.
Durante algum tempo, a solução em código aberto conviverá com a solução da Microsoft. A fim de garantir a interoperabilidade entre os ambientes computacionais do BB, os documentos antigos poderão ser manipulados pelos programas do pacote MS-Office e, gradativamente, os novos documentos serão criados com o padrão do OpenOffice.org ou no formato PDF, que também é suportado pelo software livre.