Tablets fabricados no Brasil terão índice elevado de nacionalização

0

A produção de tablets no Brasil terá forte nacionalização. O Processo Produtivo Básico (PPB) sobre a fabricação dos equipamentos determina, por exemplo, que 50% dos componentes do display (tela) dos aparelhos sejam nacionais a partir de 2012.
"A exigência de conteúdo nacional é bem pesada. É mais forte do que a que prevista atualmente para notebooks em geral. É uma meta pesada que as fábricas vão ter de perseguir", disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
De acordo com ele, em cerca de três ou quatro anos, o Brasil será o primeiro país fora da Ásia que terá produção de displays, hoje restrita ao Japão, Coreia e China. Já o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante destacou que, em três anos, 80% dos componentes dos tablets terão que ser produzidos aqui. "Nós vamos tentar trazer a indústria de semicondutores, que nós não temos e só 20 países no mundo fazem.", complementou.
Em carta à presidenta Dilma Rousseff, a empresa Foxconn, da China (Taiwan), assumiu o compromisso de instalar uma fábrica de produção de tablets no Brasil e investir US$ 12 bilhões em cinco anos. A empresa tem a intenção de antecipar de novembro para julho a produção de iPhones e iPads no Brasil.
A companhia chinesa já tem uma lista de cidades candidatas a receber a fábrica, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. "A nossa equipe técnica vai começar a analisar [a lista] a partir de agora", revelou. Segundo ele, as cidades candidatas a receber a planta chinesa precisam oferecer infraestrutura específica para a atividade. "É uma área de 50 quilômetros quadrados. Tem que ter estrada, aeroporto internacional, banda larga e muita energia", enfatizou.
Além disso, a escolha do local levará em consideração acordos políticos. "Depende também de negociação com governadores", completou. A instalação da fábrica, que chamou de "cidade inteligente", significa um passo importante no processo de transferência tecnológica para o Brasil. Ao que tudo indica, de acordo com rumores, a cidade que receberá a fábrica da Foxconn que produzirá os iPads será Jundiaí, no interior de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.