A Tivit, com foco em uma gestão sustentável de suas operações, realiza de forma periódica o descarte ecologico de servidores e notebooks com vida útil ultrapassada, cabos desativados e outros equipamentos, como switches, storages e roteadores.
Em dois anos e meio, a empresa garantiu o destino adequado de cerca de 20 toneladas de materiais de redes e cabeamento, além de mais de 700 máquinas obsoletas. Essas medidas evitaram que materiais que contêm metais pesados fossem depositados em aterros e lixões, evitando a contaminação do solo e água. Todos os materiais utilizados nos equipamentos descartados são reciclados para reuso futuro. Este reuso contribui para evitar novas extrações na natureza e diminuir o consumo de energia gasta em sua produção.
A iniciativa faz parte do compromisso da empresa de minimizar o impacto ao meio ambiente, que poderia ser causado pelo descarte incorreto de resíduos. "Nosso dever como empresa e cidadãos é gerenciar nossos negócios com o menor impacto para o meio ambiente e o futuro do planeta. Poder reciclar ativos e materiais que suportaram nossos serviços durante anos garante o cumprimento de nossa responsabilidade social", afirma Bruno Pagliaricci, diretor de Infraestrutura de TI.
Outra frente de atuação da TIVIT que contribui para esta medida ecológica é a adoção de equipamentos com menos gasto energético e que geram menos calor. Isto minimiza o uso do sistema de climatização, reduzindo o gasto de energia e água.
Os fornecedores que participam do processo possuem as devidas licenças operacionais emitidas pelos órgãos de fiscalização competentes e são monitorados até o seu destino final para garantir a efetividade da ação.