O Serpro anunciou sua solução para atender os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A plataforma Serpro LGPD foi desenvolvida para explorar toda a jornada que as empresas precisam percorrer para se adequarem à lei. Segundo a estatal, a solução tem o compromisso de tratar a "privacidade desde a concepção, privacidade por padrão" e já disponibiliza produtos para garantir a identificação eficiente do cidadão, com a utilização de biometria e também a gestão do consentimento.
A plataforma Serpro LGPD apresenta módulos para diferentes aspectos: identificação, consentimento, uso de dados, auditoria e capacitação.
Identificação: Ao todo são quatro produtos disponíveis para atender o aspecto da identificação. Para as empresas é de vital importância garantir que o cliente é mesmo o titular dos dados. Para isso, pode contar com soluções de biometria e validação cadastral.
Consentimento: Uma empresa precisa ter certeza de que está administrando consentimentos de maneira adequada e transparente. Gerenciar todo o ciclo de vida do consentimento é uma tarefa possível com o Serpro LGPD pelo módulo Privacidade Digital do Cidadão.
Uso de dados: A plataforma ajuda na comunicação sobre o uso e distribuição das informações do titular de forma segura e em conformidade com a lei, mantendo o registro das operações de tratamento de dados pessoais que realizarem.
Auditoria: Estar preparada para responder às solicitações da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e auditorias será uma necessidade ainda mais relevante com a vigência da LGPD. A plataforma garante a gestão completa dos dados e facilita o acesso a auditorias, além de monitorar consentimentos e possibilitar autosserviço.
Capacitação e certificações: O Serpro é uma autoridade em proteção de dados, por isso, planeja também qualificar empresas com capacitação, certificação, geração de selos de confiança e adequação para garantir à sociedade mais segurança nos diferentes ambientes de negócio.