A Itautec apresentou nesta terça-feira, 26, durante a Autocom, evento de automação comercial que acontece em São Paulo, o Tabway PoS, que permite a um tablet conectado a uma base própria executar funções de terminal ponto-de- venda (PoS), com o benefício adicional de economia de espaço nos checkouts. Segundo a empresa, com o equipamento o lojista tem novas opções de uso do terminal, em vez de deixá-lo desligado quando não há movimento. Ele pode aproveitar esse tempo para fazer a oferta de vendas consultivas ou personalizadas, pesquisas de opinião no salão de vendas, funções gerenciais, cadastro de clientes ou mesmo usar a Internet, entre outras aplicações.
O diretor de automação comercial da Itautec, Flavio Gomes Montezuma, diz que a empresa esta se posicionando como uma "one stop shop" [conceito segundo o qual o cliente pode encontrar todas as soluções em um só fornecedor], o que dá à Itautec a capacidade de atender a vários segmentos do varejo.
A empresa anunciou também uma parceria com a Cisco, batizada de PDV a Minuto, solução de produtos de rede que reúne a infraestrutura de conectividade para uma loja, incluindo rede com ou sem fio, telefonia IP e sistema de segurança integrado em uma plataforma única, o que permite a montagem rápida do PoS, com redução de custos de instalação e manutenção.
Portfólio completo
Outro lançamento apresentado pela Itautec foi Etiqueta Eletrônica, solução que permite a gestão dos preços de forma simples e centralizada. Por utilizar o conceito de papel eletrônico (e-paper), a etiqueta oferece ao varejista a capacidade de apresentar as informações do produto de diversas formas, inclusive, com o uso de imagens, desenhar códigos de barras, QR-Codes, logomarcas para merchandising, entre outros. “A inovação atende a um dos principais requisitos do segmento: ação em tempo real. Além de tornar a atualização do preço mais ágil, o conceito torna a loja padronizada e garante que as informações da gôndola estejam alinhadas com os anúncios de mídia da empresa. Com o aumento da concorrência no mercado, o conjunto desses fatores permite elevar a competitividade das empresas, ajudando na consolidação da marca do varejista entre os consumidores e oferecer novas experiências de compras”, afirma Montezuma.
Além disso, a Itautec exibiu um novo equipamento, o Self Checkout PayTower, equipamento de autoatendimento que permite que o usuário registre os produtos no leitor óptico do equipamento e pague as compras sem a ajuda de um operador de caixa. Ele conta ainda com a tecnologia CFTV (circuito fechado de televisão), associada às etiquetas EAS, que monitora a utilização do equipamento por meio de câmeras – o que agrega segurança ao ambiente de vendas, já que previne a perda e furto de produtos.
Ela apresentou ainda o SIAC Mobile solução desenvolvida para plataformas móveis, concebido para auxiliar na gestão centralizada das empresas de varejo. O SIAC Mobile viabiliza uma nova experiência de compra eletrônica: primeiramente, o usuário utiliza seu smartphone para coletar o código do produto; em seguida, ele finaliza a compra no PDV e pode, posteriormente, receber os produtos escolhidos em casa.