Um estudo da Yesmail Interactive sobre campanhas de marketing em redes sociais realizadas por redes varejistas norte-americanas do setor de vestuário constatou, entre outras coisas, que os dias da semana mais usados para realização das campanhas não são os que registram o maior nível de engajamento dos usuário, o que pode indicar desperdício de esforços do marketing das companhias.
Denominado "Using Digital Market Intelligence to Drive Multi-Channel Success", o relatório comparou a data de início de várias campanhas de mídia social com o nível de engajamento obtido por marcas como The Gap, J Crew, The Limited e Old Navy, entre outras. As campanhas foram monitoradas ao longo de três meses.
Entre as descobertas, está o fato de que campanhas no Facebook atingem o mais alto nível de engajamento às terças-feiras, mas esse dia é apenas o quarto na lista dos mais usados para realização de campanhas.
Já as campanhas no Twitter geralmente acontecem na sexta-feira, que é o dia com menos engajamentos na forma de retweets. Terça, quarta e quinta-feira apresentam-se, consistentemente, como os dias mais interessantes da semana no microblog, em termos de nível de engajamento.
No caso do YouTube, a maior parte das interações ocorre na segunda-feira, mas este é o dia da semana menos utilizado para campanhas.