A FICO e a Belvo, plataforma de dados e pagamentos de Open Finance, anunciarão, durante o Febraban Tech 2023, uma parceria estratégica com o objetivo de expandir o acesso ao crédito na América Latina.
As duas empresas estão desenvolvendo um modelo de machine learning interpretável e explicável que fornecerá um score do cliente com base na coleta autorizada de dados gerados por transações financeiras realizadas pelos consumidores.
A nova solução também visa melhorar a gestão de riscos dos bancos e capacitar os credores a criar experiências financeiras personalizadas para seus clientes. A expectativa é de que o score esteja disponível no Brasil até o final deste ano.
O Belvo Open Finance Score, desenvolvido pela equipe de Inovação e Desenvolvimento de IA da FICO, utilizando técnicas de inteligência artificial como redes neurais interpretáveis, produzirá um score de risco de crédito a partir da análise de transações de Open Finance geradas a partir de várias contas financeiras (cartões de crédito, débito, contas correntes, poupança, investimentos, etc.) autorizadas pelo cliente e processadas com segurança por meio da infraestrutura de Open Finance da Belvo.
Ao incorporar dados de fontes adicionais, o score fornecerá uma ferramenta analítica para instituições financeiras que as ajudará a aprimorar o uso de score de agências de crédito e de modelos internos existentes. Com isso, será possível beneficiar todas as concedentes de crédito que buscam aproveitar o Open Finance para melhorar a tomada de decisões relacionadas aos correntistas.