Em busca de maior aproximação com empresas de inovação e tecnologia e de sua consolidação como marca empregadora no segmento, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), anuncia sua chegada ao Porto Digital, no Recife.
Nesta quarta-feira, 26, Andre Salles, diretor-presidente da companhia, assina parceria com o ecossistema de inovação de Pernambuco, consolidando o compromisso com a inovação.
"Reconhecemos a importância do apoio constante ao ecossistema de inovação para incorporar novas ideias e tecnologias disruptivas", comenta Andre Salles. "Temos como objetivo ser referência no nosso segmento, liderando na transformação digital e no relacionamento B2B otimizado pela tecnologia. Em 2023, completamos dois anos do início do projeto de transformação digital, com um balanço impressionante de R$ 1 bilhão movimentados", completa. A aproximação com o Porto Digital só vai contribuir para avançarmos ainda mais", finaliza.
"A Solar Coca-Cola embarca agora no Porto Digital em um momento de transformação digital em que a conexão com o ecossistema de inovação fará toda a diferença na empresa. Para o parque tecnológico, é também uma chegada valiosa para gerar novas oportunidades de negócios, trabalho e desenvolvimento. Ou seja, essa vinda da Solar já causa impacto desde o primeiro dia", comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
"Eu não tenho dúvida nenhuma que o Porto Digital tem um papel fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco. Já tem hoje, mas terá muito mais a partir do momento que a gente consegue trazer empresas como essas. O governo chegando, as prefeituras conseguindo cumprir as suas partes para fazer o nosso Estado merecer, sem deixar ninguém para trás", destacou a governadora Raquel Lyra. "O Porto Digital nasceu para as pessoas, com as pessoas. Chegamos nesse ambiente aqui e a gente se sente acolhida, se sente bem. Estar no Porto Digital é o avesso do que disseram sobre o que era tecnologia. Aqui é um lugar de união, de leveza, de troca, de leveza", frisou a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.
Jornada Digital na Solar
Em tecnologia, a jornada de transformação digital da Solar Coca-Cola é articulada em três pilares essenciais: Pessoas, Infraestrutura/Plataformas e Advanced Analytics. No âmbito das Pessoas, a Solar busca se posicionar como uma marca empregadora forte em tecnologia, potencializando a equipe com a inclusão de profissionais especialistas em produtos e jornadas digitais.
De olho nos novos talentos da área de tecnologia, a empresa lançou em 2021 o Decola Tech, uma frente de seu programa de estágio focado em oportunidades de vagas prioritárias para mulheres na área. "O Decola é um projeto que reforça o nosso propósito de transformar realidades e nossa sede de promover o aprendizado, o desenvolvimento e o crescimento. O Decola é ainda uma plataforma para troca de experiências, que favorece a inovação e que faz da Solar uma verdadeira aceleradora de uma sociedade mais próspera", explica Emiliana Albanaz, diretora de Recursos Humanos da Solar Coca-Cola.
Na estratégia de Advanced Analytics, a implantação do Centro de Excelência e Decisões Baseadas em Dados, tem revolucionado a utilização de dados para impulsionar decisões de negócio e personalizar as interações com os clientes. A implementação de uma robusta plataforma Data Lake, aliada à criação de aplicações baseadas em inteligência artificial e Machine Learning vem aumentando a assertividade na forma de servir tanto clientes, quanto áreas dos negócios.
A Solar Coca-Cola busca que sua iniciativa de digitalização ultrapasse os muros da empresa, apoiando o desenvolvimento do mercado como um todo. Por este motivo, investimentos estratégicos são realizados no pilar Infraestrutura/Plataformas que fornece tecnologias para aprimorar a flexibilidade e a agilidade no desenvolvimento de produtos digitais. O Aplicativo Solar+ é um exemplo disto e vai além da simples realização de compras por meio de um app. Ele proporciona suporte na gestão e estruturação do negócio, acesso à energia renovável e identificação de profissionais qualificados pelo projeto Coletivo Jovem.
"Estas inovações transformam como servimos nossos clientes B2B, especialmente, através do novo aplicativo Solar+. Fechamos o primeiro trimestre deste ano com 52% dos clientes comprando via canais digitais, atingindo 31,8% de faturamento total da companhia advindos destes canais", reforça Salles. A Solar busca transformar o aplicativo em uma plataforma única, oferecendo soluções abrangentes para os desafios enfrentados pelos clientes.